Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de 2025

Chá com Livros

Ontem, realizou-se, na biblioteca, mais um “Chá com Livros “, um encontro de professores em torno da leitura. Ao sabor de um chá quente, partilharam-se experiências de leituras, trocaram-se sugestões e celebrou-se o prazer de ler.

Feira do Livro

 A Feira do Livro já abriu e estará disponível durante toda a próxima semana. Vem descobrir novas histórias, autores incríveis e aproveitar ótimas oportunidades para enriquecer a tua leitura!

"Quem sabe mais?"

No dia 28 de novembro, a turma PEBI (7.ºA) mergulhou num concurso super divertido e cheio de desafios: "Quem sabe Mais?", uma atividade proposta pela Biblioteca Escolar. Os alunos uniram forças para criar, em língua inglesa, um questionário que reuniu perguntas de todas as disciplinas — desde matemática a ciências, passando pela história e até pela educação física!  Depois de construírem o quiz, chegou o momento mais esperado: testar os seus próprios conhecimentos! Entre risos, curiosidade e espírito de equipa, todos se superaram e mostraram que aprender pode (e deve!) ser muito divertido. 

Semana da Ciência e Tecnologia: Conferência sobre Ciência e Tecnologias Quânticas

No passado dia 24 de novembro , Dia Nacional da Cultura Científica, o Auditório Municipal de Esposende acolheu uma conferência integrada na Semana da Ciência e Tecnologia , dedicada ao tema “Ciência e Tecnologias Quânticas” . O evento contou com a presença de vários investigadores de referência nacional, convidados pela Biblioteca Escolar no âmbito do Programa Cientificamente Provável, que partilharam o seu trabalho e refletiram sobre os desafios e oportunidades das novas tecnologias científicas. A sessão iniciou-se com as boas-vindas, pelo Diretor da ESHM, Dr. Jorge Silva, seguindo-se um conjunto de comunicações que abordaram diferentes áreas de investigação: A Doutora Daniela Pereira Vasconcelos,  do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, da Universidade do Porto, abriu a sessão com a apresentação do projeto sINPAIN, destacando a inovação no campo da saúde. Seguiu-se a  Doutora Isabel Carvalho, do  Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, com a ...

Fisosofia para Jovens

Para celebrar a "Semana da Filosofia", e no âmbito do projeto "Ler, experimentar, descobrir", realizou-se na Biblioteca Escolar uma sessão de «Filosofia para Jovens» , dinamizada pela professora convidada Sónia Peixoto.  A atividade, dirigida a alunos com Adaptações Curriculares Significativas, teve início com a construção de um lego simbólico alusivo à definição de Filosofia, tarefa que foi concluída com entusiasmo e rapidez. Seguiu-se um diálogo aberto sobre o tema da obediência, partindo da leitura do livro "O que são o Bem e o Mal", de Oscar Brenifier e Clément Devaux. Os estudantes revelaram empenho, responsabilidade e uma participação muito positiva ao longo de toda a sessão. Como encerramento, os alunos criaram um mural coletivo, utilizando palavras e desenhos, que serviu como forma de avaliação e de expressão das aprendizagens realizadas.

Projeto LIDERA – Primeira Sessão

No dia 3 de novembro, a biblioteca escolar deu início à primeira sessão do projeto LIDERA , uma iniciativa que pretende reforçar as competências de literacia mediática e digital dos alunos, promovendo uma cidadania mais informada e crítica face ao mundo da informação. O projeto LIDERA resulta de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Cátedra UNESCO – Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania (ESCS-IPL) e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, e tem como objetivo desenvolver a capacidade de leitura crítica de notícias, incentivar a avaliação de conteúdos informativos e fortalecer a resistência à desinformação. Num tempo em que circulam diariamente milhares de notícias e publicações, distinguir o que é verdadeiro, parcial ou falso tornou-se uma competência essencial. Nesta primeira sessão, sob o tema “Introdução ao jornalismo e à leitura de conteúdos jornalísticos – A responsabilidade na informação”, os alunos foram convidados a refletir sobre o pape...

Encerramento da Programação do MIBE 2025

Hoje, a Biblioteca Escolar encerrou com chave de ouro a programação do  Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE)  com a palestra  “ChatGPT: herói ou vilão?” , dinamizada pelo professor  Ulisses Mota. Num encontro repleto de curiosidade e reflexão, alunos e professores exploraram os desafios e potencialidades da Inteligência Artificial na educação, na escrita e na busca por conhecimento.  Foi um momento inspirador que mostrou que a tecnologia, quando usada com espírito crítico e responsabilidade, pode ser uma grande aliada das bibliotecas e do saber!

ACD “ChatGPT: ferramenta, desafio, inspiração”

Nos dias  21 e 23 de outubro, entre as 18h30 e as 20h00, vivi uma experiência verdadeiramente inspiradora com 22 professores extraordinários que, depois de um dia intenso de trabalho, permaneceram comigo para pensar, questionar e experimentar o ChatGPT — não como moda, mas como ferramenta e desafio pedagógico. Na primeira sessão, organizada no âmbito do MIBE, e dinamizada por mim enquanto membro da Equipa de Desenvolvimento Digital da ESHM, procurámos ir para além das estantes e refletir sobre o papel da Inteligência Artificial na educação, num diálogo vivo entre Inteligência Humana, Pedagógica e Artificial. Num ambiente fantástico e caloroso, mergulhámos em conceitos como o papagaio estocástico, a antropomorfização da IA, o viés da máquina e o viés de confirmação humano, discutindo como transformar a curiosidade tecnológica em pensamento crítico e uso pedagógico consciente, sempre em prol dos nossos alunos. O momento alto foi a experimentação prática do GPTutor, modelo que treinei...

“Palavras com Voz” — Sessão de Apresentação do Clube de Leitura

  A Biblioteca Escolar deu início a mais uma empolgante aventura literária com a sessão de apresentação do Clube de Leitura “Palavras com Voz” , realizada no âmbito da rede nacional de Clubes de Leitura do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) . Este clube nasce com a missão de criar um espaço de partilha, diálogo e descoberta , onde os livros se transformam em pontes entre ideias, emoções e experiências. Como se afirmou durante a sessão, “um clube de leitura não é um lugar para dizer o que se deve ler, mas para descobrir juntos o que a leitura nos pode fazer.” Ao longo do ano, o Clube “Palavras com Voz” reunirá em seis encontros , com sessões de cerca de 50 minutos , seguindo o modelo sugerido pelo PNL2027. Cada encontro será uma oportunidade para ler, conversar, refletir e criar , num ambiente de convivência e entusiasmo pela leitura. Durante a sessão de apresentação, os participantes foram convidados a refletir sobre o seu perfil de leitor , partilhando o que mais os ma...

Biblioteca Escolar: um tesouro a descobrir!

Como habitualmente, a biblioteca realiza, no Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a atividade "Biblioteca Escolar: um tesouro a descobrir!" . Os novos alunos são convidados a descobrir o espaço. os recursos e as valências da biblioteca, numa sessão de esclarecimento, e respondem a um questionário que pode ser acedido aqui .

Entre Humanos e Máquinas – Um Encontro com Adelina Moura

No passado dia 10 de outubro, a nossa escola viveu um momento especial no âmbito do MIBE – Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Tivemos o privilégio de receber a professora Adelina Moura, investigadora e referência na área da Inteligência Artificial aplicada à educação, que proporcionou aos alunos do ensino secundário uma sessão envolvente, descontraída e repleta de aprendizagens. Com a sua energia cativante e o seu espírito curioso, Adelina Moura conseguiu transformar a conversa sobre IA, ética e criatividade num verdadeiro diálogo entre gerações. Os alunos participaram ativamente, colocaram questões pertinentes e refletiram sobre o papel que a inteligência artificial pode ter — como herói ou vilão — na escola e na sociedade. Entre sorrisos, exemplos práticos e momentos de reflexão, ficou a certeza de que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa quando usada com sentido crítico, imaginação e humanidade. Agradecemos à professora Adelina Moura pela sua presença inspiradora e por no...

Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares

O Projeto SOBE (Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares) é uma iniciativa da Direção Geral de Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, que visa contribuir para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral através de atividades de leitura atrativas e estratégias de aprendizagem divertidas.  E foi com muito entusiasmo que, no passado dia 9 de junho, os  alunos do 1.º ano  do Curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) , responsáveis pela dinamização da sessão,  receberam a visita dos meninos do 2.º ano, da Escola Básica de Esposende.  Esta sessão dividiu-se em 2 partes: a primeira, mais teórica, em que foram transmitidas, pelos alunos mais velhos, algumas informações importantes sobre os cuidados a ter na higiene oral, seguida de  um jogo pedagógico, em que os mais pequenos tiveram oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos anteriormente. A parceria estabelecida entre as Bibliotecas da Escola Secundária Henri...

XVIII Sarau Cultural da ESHM celebra Camões com criatividade

Na noite de 6 de junho, pelas 21h, a Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina deu palco a um dos momentos culturais mais inspiradores do ano: o XVIII Sarau Cultural, inteiramente dedicado aos 500 anos de Luís de Camões. Sob o mote “Camões, 500 anos”, o evento mobilizou toda a comunidade educativa, transformando a escola num verdadeiro espaço de arte, memória e celebração da literatura portuguesa. A abrir a noite, o público foi surpreendido por estátuas vivas: alunos mascarados encarnaram figuras emblemáticas do universo camoniano, entre elas o Adamastor, num momento performativo carregado de simbolismo. Esta abertura conduziu, com mestria e sensibilidade, todos os presentes para uma noite que uniu tradição e criatividade. Do 7.º ao 12.º ano, passando pelo Percurso Local Promotor de Qualificações, os alunos assumiram o protagonismo de diferentes momentos cénicos e poéticos que deram corpo à epopeia de Os Lusíadas, com destaque para cenas como “Despedidas em Belém” ou o episódio d...

Apresentação oral e Knolling Literário

Nos dias 27 e 28 de maio, a professora bibliotecária, em articulação com a docente da disciplina de Português do 7.º ano, Júlia Pereira, orientou sessões de utilizadores sobre "Como fazer uma apresentação oral", dirigidas a todas as turmas do 7.º Ano. Estas sessões foram seguidas de workshops acerca do "Knolling Literário", uma técnica fotográfica adaptada ao contexto literário, que consiste em organizar objetos relacionados com uma obra literária, de forma ordenada, e fotografá-los de cima, de maneira a criar uma "sinopse visual". Posteriormente, tendo por base as fotografias obtidas durante os referidos workshops, os alunos realizaram, em sala de aula, a apresentação da obra literária escolhida. A seguir, divulgamos algumas das fotografias:

Quem sabe +?

No dia 26 de maio, os alunos da turma C do 11.º ano, deslocaram-se à biblioteca para terem uma aula de Filosofia diferente. Com o objetivo de, por um lado, usar o jogo interativo e a componente lúdica como elementos potenciadores da aprendizagem e do gosto de aprender e, por outro lado, fomentar a colaboração e o espírito de entreajuda dos alunos, a Biblioteca Escolar e a professora de Filosofia, Amália Ferreira, propuseram aos alunos da referida turma a criação de um jogo interativo, usando a ferramenta digital Kahoot. Para tal, a turma foi divididas em grupos, e cada um construiu cinco questões, com base nos conhecimentos adquiridos na sala de aula e através de pesquisas realizadas na biblioteca. Por fim, reunidos na biblioteca, foi com grande entusiasmo que todos participaram no jogo respondendo, a partir dos telemóveis, à totalidade das perguntas criadas. Venceu o grupo que respondeu, correta e mais rapidamente, ao maior número de questões. E com esta atividade se provou que a Filo...

Read On Almada: Literatura e Arte como Pontes de Cidadania e Vozes de Inclusão

  Na tarde luminosa de 16 de maio, os alunos do 10.º I e do 11.º E, das disciplinas de Literatura Portuguesa e Artes, participaram no Festival Read On, em Almada, onde foi lançado o novo volume da Antologia de Contos — uma coletânea de vozes jovens que escreveram e ilustraram a muitas mãos, partilhando visões do mundo marcadas pela diversidade, pela experiência e pelo sonho. Mais do que um evento literário, este foi um momento de cidadania ativa. No palco, os nossos alunos deram testemunho do processo colaborativo de escrita e ilustração, revelando como, ao longo do projeto, a palavra e a imagem se tornaram formas de dar corpo ao que tantas vezes fica por dizer. Falaram do outro que habita em nós, da escuta mútua, da construção coletiva de sentidos e da força transformadora que nasce quando escrevemos não apenas sobre nós, mas com os outros e para os outros. Foram histórias de inclusão, de pertença, de esperança — muitas delas criadas por jovens que vivem entre silêncios e fro...