Projeto "A ler nos entendemos"
Tendo como prioridade promover hábitos de leitura na escola e na comunidade
local, este projeto visa desenvolver sessões de leitura partilhada entre jovens
da Escola Secundária c/ 3º Ciclo Henrique Medina e os utentes do Centro de Dia
da Santa Casa da Misericórdia de Esposende.
A concretização do projeto implicará, num primeiro momento, uma ação de motivação/formação
sobre promoção da leitura, dirigida aos alunos e professores envolvidos.
Seguir-se-ão sessões quinzenais, com atividades variadas, como dramatizações, leituras
em voz alta, recitais, recontos e fóruns, a terem lugar no Centro de Dia da
Santa Casa da Misericórdia de Esposende, em que os jovens se assumirão como
agentes promotores da leitura. As obras a promover serão selecionadas com base,
por um lado, no perfil de leitor dos idosos, por outro lado, nas sugestões
apresentadas no quadro de referência II do programa de Literatura Portuguesa
(10º e 11º anos), disciplina onde será desenvolvido o projeto. O referido
programa prevê a realização do Projeto Individual de Leitura, em que os alunos se
comprometem a ler integralmente um número mínimo pré-definido de textos [três
de prosa, um de poesia (ou uma pequena antologia de diversos poetas) e um de teatro],
bem como a dar conta dessa leitura através de diversos recursos.
Documentos Orientadores:
Projeto
O PROJETO Sessão a sessão
SEGUNDO ANO DO PROJETO
1ª Sessão
Esta sessão marcou o início do segundo ano do projeto interageracional "A ler nos entendemos". A atividade desenvolvida consistiu na preparação conjunta de um lanche "proverbial". Foi num ambiente de afetos e de alegria que o encontro intergeracional aconteceu e se recordaram provérbios da nossa cultura popular.
2ª Sessão
Cumprindo a vontade dos nossos jovens, os idosos finalmente vieram à escola. Devidamente trajados, cantaram e encantaram alunos, professores e funcionários presentes com quadras especificamente elaboradas para a ocasião.

Vir cá como ideal
Uma coisa pequenina
Para todo o pessoal
Da Escola Henrique Medina
Na escola estamos contentes
Felizes por visitar
Professores e alunos
Todos queremos saudar
Queremos ver-vos contentes
A ouvir estes cantores
São os nossos presentes
Vocês são uns amores
Estão todos a gostar
das nossas lindas canções
Todos vocês vão ficar
Nestes nossos corações
Estamos cantando com graça
Estas nossas brincadeiras
Para quem está e quem passa
Não esquecer as Janeiras
Tendes um olhar brilhante
Sois a nova juventude
Fazei um futuro importante
Que também é uma virtude
Saídes daqui doutores
É o que vós esperais
Nós chegamos a cantores
P`ró ano cantaremos mais
Também para os diretores
Vão os nossos cumprimentos
São dignos de louvores
Em todos os momentos
Vamos mas não esquecemos
De falar neste assunto
A paga que nós queremos
É o vosso rico presunto
Boas festas boas festas
Temos a boquinha doce
Que hajam mais coisinhas destas
Bom ano dois mil e catorze
3ª Sessão
Indo de encontro ao gosto e às experiências literárias dos nossos idosos, foi com literatura tradicional que os presenteamos desta vez. Escolhemos, para o efeito, o conto "As três cidras do amor", do qual fizemos uma pequena adaptação para teatro. A dramatização, protagonizada pelos alunos, aconteceu na sala de convívio do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Mais uma vez, o sorriso e a emoção ficaram estampados nos rostos dos nossos queridos idosos. Deixamos aqui a gravação da referida atuação.
4ª Sessão
Nesta sessão, os idosos voltaram à escola e, no nosso auditório, presentearam-nos com uma deliciosa e sentida dramatização da peça "A Ilha dos Sentimentos". À representação juntaram também uma canção popular "Bela Esposende" com a qual contagiaram todo o auditório que se juntou a eles a cantar num ambiente de festa e de alegria. Os nossos alunos também participaram na sessão com a recitação dramatizada do poema garretiano "Os cinco sentidos". Foi mais um momento de magia, de cultura e de afetos que tomou conta dos jovens e dos idosos. Mais uma vez ficou a sensação de perdurar no tempo este projeto. Como já o fizemos nas sessões anteriores, deixamos aqui o testemunho documental desta sessão.
Bela Esposende
Bela Esposende
Oh! Terra de poesia
Terra formosa
Qual linda rosa
Em que rescende
O rir alegre das raparigas
Cantando sempre
Lindas cantigas
Oh! Terra de poesia
Tu tens paisagens sem par
És um jardim de magia
Plantado à beira-mar
Do teu Cávado és princesa
Tens nobreza sem igual
E és a rainha da beleza
Deste nosso Portugal.
Oh! Terra linda
Que até o mar
Nunca se cansa
De te beijar
Pois da beleza
Que em ti campeia
Sente ciúmes
A lua cheia
Oh! Terra de poesia
Tu tens paisagens sem par
És um jardim de magia
Plantado à beira-mar
Do teu Cávado és princesa
Tens nobreza sem igual
E és a rainha da beleza
Deste nosso Portugal.
Somos do Minho
À beira-mar
Onde se ouve sereia a cantar
Em noites calmas e de luar
Vamos p'ra praia
Rir e folgar
Oh! Terra de poesia
Tu tens paisagens sem par
És um jardim de magia
Plantado à beira-mar
Do teu Cávado és princesa
Tens nobreza sem igual
E és a rainha da beleza
Deste nosso Portugal.
5ºSessão
Esta sessão foi especial. Em primeiro lugar, porque a sua preparação e dinamização foi da inteira responsabilidade dos alunos sem interferência dos professores responsáveis pelo projeto; e, em segundo lugar, respondeu ao repto lançado em fevereiro pelas Coordenadoras do projeto Ler+Jovem integrado no Plano Nacional de Leitura para que os alunos dinamizassem uma sessão em autonomia total.
A sessão decorreu nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia, Esposende. Constou de três momentos: no primeiro momento os alunos brindaram os idosos com a recitação de um poema da autoria de uma das alunas que, de forma simples, contou a história da vivência do projeto ao longo dos dois anos; o segundo momento constou na apresentação de um pequeno filme realizado pelos alunos sobre o projeto e o relato da sua experiência vivida; o terceiro momento consistiu na oferta a cada idoso de uma flor, confecionada pelos alunos, e de um coração gigante com sentimentos experimentados ao longo do projeto à instituição. Foi então num ambiente de grande comoção e felicidade que as duas gerações se despediram desejando prolongar aquele momento.
Infelizmente, chegamos ao fim do projeto! Foram dois anos inesquecíveis e que certamente vão deixar sementes para o futuro. A leitura, sem dúvida alguma, uniu duas gerações que viviam próximas geograficamente mas distantes emocionalmente.
Deixamos aqui o poema recitado pelos alunos.
PRIMEIRO ANO DO PROJETO
1ª Sessão
Nesta sessão, deu-se início ao projeto. Os nervos eram muitos, mas rápido se foram esvanecendo pela ternura e cumplicidade criadas entre os jovens estudantes de Literatura Portuguesa e os idosos .
Como estávamos perto do natal, selecionamos um conto para ler aos idosos. O conto escolhido foi "As estrelas do cego" de D. João da Câmara, lido por todos os alunos do 10ºI. O mesmo foi oferecidos aos idosos como presente de natal.
Nesta sessão, também quisemos conhecer o perfil de leitor de cada idoso e, para isso, os alunos elaboraram e aplicaram um inquérito.
Foi inesquecível!
Documentos da sessão:
- conto "As estrelas do cego" de D. João da Câmara ;
- Inquérito O Perfil do Leitor Sénior;
- Filme da sessão.
2ª Sessão
Documentos Orientadores:
Projeto
O PROJETO Sessão a sessão
SEGUNDO ANO DO PROJETO
1ª Sessão
Esta sessão marcou o início do segundo ano do projeto interageracional "A ler nos entendemos". A atividade desenvolvida consistiu na preparação conjunta de um lanche "proverbial". Foi num ambiente de afetos e de alegria que o encontro intergeracional aconteceu e se recordaram provérbios da nossa cultura popular.
2ª Sessão
Cumprindo a vontade dos nossos jovens, os idosos finalmente vieram à escola. Devidamente trajados, cantaram e encantaram alunos, professores e funcionários presentes com quadras especificamente elaboradas para a ocasião.
Vir cá como ideal
Uma coisa pequenina
Para todo o pessoal
Da Escola Henrique Medina
Na escola estamos contentes
Felizes por visitar
Professores e alunos
Todos queremos saudar
Queremos ver-vos contentes
A ouvir estes cantores
São os nossos presentes
Vocês são uns amores
Estão todos a gostar
das nossas lindas canções
Todos vocês vão ficar
Nestes nossos corações
Estamos cantando com graça
Estas nossas brincadeiras
Para quem está e quem passa
Não esquecer as Janeiras
Tendes um olhar brilhante
Sois a nova juventude
Fazei um futuro importante
Que também é uma virtude
Saídes daqui doutores
É o que vós esperais
Nós chegamos a cantores
P`ró ano cantaremos mais
Também para os diretores
Vão os nossos cumprimentos
São dignos de louvores
Em todos os momentos
Vamos mas não esquecemos
De falar neste assunto
A paga que nós queremos
É o vosso rico presunto
Boas festas boas festas
Temos a boquinha doce
Que hajam mais coisinhas destas
Bom ano dois mil e catorze
3ª Sessão
Indo de encontro ao gosto e às experiências literárias dos nossos idosos, foi com literatura tradicional que os presenteamos desta vez. Escolhemos, para o efeito, o conto "As três cidras do amor", do qual fizemos uma pequena adaptação para teatro. A dramatização, protagonizada pelos alunos, aconteceu na sala de convívio do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Mais uma vez, o sorriso e a emoção ficaram estampados nos rostos dos nossos queridos idosos. Deixamos aqui a gravação da referida atuação.
4ª Sessão
Nesta sessão, os idosos voltaram à escola e, no nosso auditório, presentearam-nos com uma deliciosa e sentida dramatização da peça "A Ilha dos Sentimentos". À representação juntaram também uma canção popular "Bela Esposende" com a qual contagiaram todo o auditório que se juntou a eles a cantar num ambiente de festa e de alegria. Os nossos alunos também participaram na sessão com a recitação dramatizada do poema garretiano "Os cinco sentidos". Foi mais um momento de magia, de cultura e de afetos que tomou conta dos jovens e dos idosos. Mais uma vez ficou a sensação de perdurar no tempo este projeto. Como já o fizemos nas sessões anteriores, deixamos aqui o testemunho documental desta sessão.
Bela Esposende
Bela Esposende
Oh! Terra de poesia
Terra formosa
Qual linda rosa

O rir alegre das raparigas
Cantando sempre
Lindas cantigas
Oh! Terra de poesia
Tu tens paisagens sem par
És um jardim de magia
Plantado à beira-mar
Do teu Cávado és princesa
Tens nobreza sem igual
E és a rainha da beleza
Deste nosso Portugal.
Oh! Terra linda
Que até o mar
Nunca se cansa
De te beijar
Pois da beleza
Que em ti campeia
Sente ciúmes
A lua cheia
Oh! Terra de poesia
Tu tens paisagens sem par
És um jardim de magia
Plantado à beira-mar
Do teu Cávado és princesa
Tens nobreza sem igual
E és a rainha da beleza
Deste nosso Portugal.
Somos do Minho

Onde se ouve sereia a cantar
Em noites calmas e de luar
Vamos p'ra praia
Rir e folgar
Oh! Terra de poesia
Tu tens paisagens sem par
És um jardim de magia
Plantado à beira-mar
Do teu Cávado és princesa
Tens nobreza sem igual
E és a rainha da beleza
Deste nosso Portugal.
5ºSessão
Esta sessão foi especial. Em primeiro lugar, porque a sua preparação e dinamização foi da inteira responsabilidade dos alunos sem interferência dos professores responsáveis pelo projeto; e, em segundo lugar, respondeu ao repto lançado em fevereiro pelas Coordenadoras do projeto Ler+Jovem integrado no Plano Nacional de Leitura para que os alunos dinamizassem uma sessão em autonomia total.
A sessão decorreu nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia, Esposende. Constou de três momentos: no primeiro momento os alunos brindaram os idosos com a recitação de um poema da autoria de uma das alunas que, de forma simples, contou a história da vivência do projeto ao longo dos dois anos; o segundo momento constou na apresentação de um pequeno filme realizado pelos alunos sobre o projeto e o relato da sua experiência vivida; o terceiro momento consistiu na oferta a cada idoso de uma flor, confecionada pelos alunos, e de um coração gigante com sentimentos experimentados ao longo do projeto à instituição. Foi então num ambiente de grande comoção e felicidade que as duas gerações se despediram desejando prolongar aquele momento.
Infelizmente, chegamos ao fim do projeto! Foram dois anos inesquecíveis e que certamente vão deixar sementes para o futuro. A leitura, sem dúvida alguma, uniu duas gerações que viviam próximas geograficamente mas distantes emocionalmente.
Deixamos aqui o poema recitado pelos alunos.
Um Projeto de Vivências
“A ler nos
entendemos”,
um projeto entre
duas gerações,
com o qual
aprendemos
a partilhar as
nossas emoções.
Recebemos com a vossa coragem
Lições importantes para a vida.
Valeu a pena a aprendizagem
E nenhuma hora convosco foi perdida.
Esperamos que tenham
gostado
Das várias leituras
que partilhámos.
Para nós será sempre recordado
Este projeto que
abraçámos.
Partilhámos com emoção
provérbios, teatros e declamações.
Foi grande a interação
Entre as duas gerações.
Foram dois anos de
cumplicidade,
De nervosismo e de
muito carinho.
Levamos a vossa
ternura e amizade
Na construção do
nosso caminho.
Encontros intergeracionais
Ficamos a desejá-los ainda mais.
Despertam sorrisos e emoções
Leituras e dramatizações.
Reforçamos mais o
prazer
De novas leituras
partilhar
E a vossa vida
enriquecer
Partimos com vontade
de ficar.
Poesia, um concurso, um conto,
Uma caminhada, teatro, quadras populares...
Esperamos um reencontro
Mesmo sendo noutros lugares.
Na Santa Casa da
Misericórdia
Ou até no recinto
escolar
Nunca houve paródia,
Mas algumas
gargalhadas soubemos dar.
Gostamos muito de todos vós,
Da vossa franqueza e simplicidade
e de prosseguir temos nós,
mas connosco vai a vossa amizade.
E para terminar,
Nós que estamos de partida
Este conselho queremos deixar:
A história da vossa vida
Nunca a deixem de partilhar.
Diana Sampaio
PRIMEIRO ANO DO PROJETO
1ª Sessão
Nesta sessão, deu-se início ao projeto. Os nervos eram muitos, mas rápido se foram esvanecendo pela ternura e cumplicidade criadas entre os jovens estudantes de Literatura Portuguesa e os idosos .
Como estávamos perto do natal, selecionamos um conto para ler aos idosos. O conto escolhido foi "As estrelas do cego" de D. João da Câmara, lido por todos os alunos do 10ºI. O mesmo foi oferecidos aos idosos como presente de natal.
Nesta sessão, também quisemos conhecer o perfil de leitor de cada idoso e, para isso, os alunos elaboraram e aplicaram um inquérito.
Foi inesquecível!
Documentos da sessão:
- conto "As estrelas do cego" de D. João da Câmara ;
- Inquérito O Perfil do Leitor Sénior;
- Filme da sessão.
2ª Sessão
Às vezes, as aparências enganam! Este aforisma serviu de mote para a apresentação do escritor oitocentista, Eça de Queirós. Os alunos elaboraram uma apresentação em powerpoint com dados biobliográficos do escritor mencionado.
Com esta sessão pretendeu-se dar a conhecer o escritor Eça de Queirós e apresentar como obra de leitura "Os Contos", da qual foi selecionado o conto "Singularidades de uma rapariga loira" que foi lido pelos alunos aos utentes da Santa Casa de Misericórdia de Esposende. No final, foi proposto aos utentes a leitura da obra apresentada e, em especial, o conto lido, bem como o visionamento do filme realizado pelo Manoel de Oliveira baseado neste conto.
Documentos da sessão:
- powerpoint sobre Eça de Queirós;
- Conto "Singularidades de uma rapariga loira" de Eça de Queirós (PDF);
Nesta sessão, realizou-se uma tertúlia entre os alunos e os utentes dada Santa Casa de Misericórdia de Esposende sobre a leitura e o visionamento do filme da obra queirosiana "Singularidades de uma rapariga loira" tendo presente a temática principal: a cleptomania. Também nesta sessão foram partilhadas algumas curiosidades a propósito da obra lida.
Depois de Eça de Queirós, seguiu-se o escritor dramaturgo britânico William Shakespeare. Nesta sessão, foi apresentado o escritor referenciado. Para o fazer e tendo em conta o público-alvo, elaborou-se um concurso designado "Saber +". O objetivo do concurso era dar a conhecer, de forma lúdica, William Shakespeare e sua obra dramática, em especial, "Romeu e Julieta".
Documentos da sessão:
- "Romeu e Julieta" de William Shakespeare (adaptação);
- Concurso "Saber +"; Versão 1
- Concurso "Saber +"; Versão 2
5ª Sessão
O desafio desta sessão passou por fazer uma representação adaptada da peça de teatro "Romeu e Julieta". Foi uma sessão diferente mas muito enriquecedora para as duas gerações envolvidas no projeto. Descobriram-se talentos!
Documentos da sessão:
Dramatização de "Romeu e Julieta"
6ª Sessão
Nesta sessão, falamos de poesia. E, como não podia deixar de ser, apresentamos, em quadras populares, alguns poetas (nove) portugueses de forma singela e numa linguagem muito clara para que os idosos percebessem o objetivo da atividade. Através dos meios informáticos, dinamizamos a sessão. No final, partilhamos ideias, sensações e experiências em torno da poesia e dos poetas apresentados.
Documentos da sessão:
- Nove poetas em quadras populares:
- PowerPoint - Nove Poetas.
7ª Sessão
Novamente a poesia. Desta vez, relembramos os poetas falados na sessão anterior e fizemos, em conjunto, um recital/leitura de poesia. Houve também lugar à poesia cantada. Foi fantástico!
Eis alguns dos momentos poéticos...
Documentos da sessão:
- Brochura - Nove poetas, nove poemas;
- PowerPoint - Nove poetas, nove pensamentos;
- PowerPoint - poesia cantada.
8ª Sessão
Estamos a chegar ao fim do primeiro ano do projeto. E agora é tempo de recordar o que fizemos e partilhamos nas sessões anteriores. Desta vez, em forma de tertúlia, revivemos todos os momentos mais marcantes do projeto.
Para mais tarde recordar, recolhemos os testemunhos dos idosos relativamente à sua experiência e participação no projeto com o intuito de realizarmos um documentário que espelhe o trabalho realizado e os laços criados entre as duas gerações.
Documentos da sessão:
- Inquérito
9ª Sessão
Chegou a hora da despedida e a saudade já mora nos corações de todos! A convite do Lar do Dia da Santa Casa da Misericórdia de Esposende fizemos uma caminhada simbólica de forma a reforçar os laços de amizade e de carinho entre as duas gerações envolvidas no projeto. A leitura foi, sem dúvida, o elo de ligação e de partilha de experiências. Partimos com vontade de voltar e com novas leituras para partilhar.
Documentos da sessão:
- "Romeu e Julieta" de William Shakespeare (adaptação);
- Concurso "Saber +"; Versão 1
- Concurso "Saber +"; Versão 2
5ª Sessão
O desafio desta sessão passou por fazer uma representação adaptada da peça de teatro "Romeu e Julieta". Foi uma sessão diferente mas muito enriquecedora para as duas gerações envolvidas no projeto. Descobriram-se talentos!
Documentos da sessão:
6ª Sessão
Nesta sessão, falamos de poesia. E, como não podia deixar de ser, apresentamos, em quadras populares, alguns poetas (nove) portugueses de forma singela e numa linguagem muito clara para que os idosos percebessem o objetivo da atividade. Através dos meios informáticos, dinamizamos a sessão. No final, partilhamos ideias, sensações e experiências em torno da poesia e dos poetas apresentados.
Documentos da sessão:
- Nove poetas em quadras populares:
- PowerPoint - Nove Poetas.
7ª Sessão
Novamente a poesia. Desta vez, relembramos os poetas falados na sessão anterior e fizemos, em conjunto, um recital/leitura de poesia. Houve também lugar à poesia cantada. Foi fantástico!
Eis alguns dos momentos poéticos...
Documentos da sessão:
- Brochura - Nove poetas, nove poemas;
- PowerPoint - Nove poetas, nove pensamentos;
- PowerPoint - poesia cantada.
8ª Sessão
Estamos a chegar ao fim do primeiro ano do projeto. E agora é tempo de recordar o que fizemos e partilhamos nas sessões anteriores. Desta vez, em forma de tertúlia, revivemos todos os momentos mais marcantes do projeto.
Para mais tarde recordar, recolhemos os testemunhos dos idosos relativamente à sua experiência e participação no projeto com o intuito de realizarmos um documentário que espelhe o trabalho realizado e os laços criados entre as duas gerações.
Documentos da sessão:
- Inquérito
9ª Sessão
Chegou a hora da despedida e a saudade já mora nos corações de todos! A convite do Lar do Dia da Santa Casa da Misericórdia de Esposende fizemos uma caminhada simbólica de forma a reforçar os laços de amizade e de carinho entre as duas gerações envolvidas no projeto. A leitura foi, sem dúvida, o elo de ligação e de partilha de experiências. Partimos com vontade de voltar e com novas leituras para partilhar.
Comentários