Avançar para o conteúdo principal
Semana da Leitura...em revista

A Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende, da qual fazem parte todas as bibliotecas do concelho, realizou a Semana da Leitura, de 27 de fevereiro a 3 de março.

Esta iniciativa, que decorre há alguns anos, foi organizada pela primeira vez de forma articulada, concretizando um verdadeiro trabalho de rede, fomentando parcerias e rentabilizando recursos.
A nossa escola participou neste evento com variadas iniciativas:
A atividade “Saltimbancos da poesia”, que teve lugar no dia 27 de fevereiro, foi realizada por professores e alunos que percorreram as ruas de Esposende declamando poesia. A ação contou com a colaboração das principais instituições da cidade bem como dos estabelecimentos comerciais, que participaram também com leitura de poemas.
Na "Hora do Conto", nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, os alunos do 7º ano assistiram à leitura do texto "A Caixa da Liberdade" de Ellen Levine e Kadir Nelson, cujo enredo se construia em torno da temática da escravatura nos EUA no século XIX.
A sessão de "Chá com Livros", realizada no dia 28 de fevereiro, contou com a presença de professores da nossa escola que, a pretexto do livro "A Terra do Chiculate" da autora Isabel Mateus, conversaram, de forma emotiva, sobre a emigração nos anos 60, partilhando experiências de vida.No dia 29 de fevereiro, a nossa biblioteca recebeu o Dr. António Vilas-Boas que veio dinamizar um "Fórum de Leitores" com alunos do 7º ano que partilharam o gosto pelos livros e revelaram ser leitores assíduos e entusiastas.
A atividade “Leitura a várias vozes”, realizada no dia 1 de março, consistiu na leitura do texto "A Ladeira" de José Fanha, por vários alunos das turmas 10º A, B e D em todas as turmas do 3º ciclo. Com esta proposta de leitura, pretendeu-se suscitar uma reflexão sobre a intolerância que invade as escolas, que divide famílias e nações, que opõe crenças e ideologias, num total desprezo pela razão e pelo bom-senso.
No dia 2 de março, decorreu na biblioteca a final do concurso de leitura em voz alta "La musique des mots". Esta atividade foi dirigida aos alunos do 8º ano de escolaridade e consistiu na leitura expressiva de textos literários em língua francesa (poesia) perante um júri, constituído pela Professora Bibliotecária, pela Coordenadora da Secção de Francês e por uma professora de Francês.
A encerrar a Semana da Leitura, teve lugar, no dia 3 de março, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Esposende,  o recital de poesia, organizado pelos Agrupamentos de Escolas, no qual participaram crianças, jovens, pais e avós num encontro de gerações, constituindo o mote para a comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Activo.





Comentários