Avançar para o conteúdo principal
Concurso de Poesia "O Mar"

Com o objetivo de promover o gosto pela leitura e pela escrita da poesia, a equipa da Biblioteca Escolar lançou um desafio a todos os alunos dos Ensinos Básico e Secundário para a criação de poemas, alusivos ao tema “O mar”, escolhido para a Semana da Leitura, a decorrer entre os dias 18 e 23 de fevereiro.
Analisados todos os poemas apresentados a concurso, foram declarados vencedores os seguintes alunos:
 
3º Ciclo

Ricardo Braga, 8ºD
 

Amor Salgado
Salve pátria, há que tempos,
Terras salgadas de Portugal,
Que dominam meus enleios,
Com o mar universal. 

Ondas vivas da costa grande,
Com sereias meus amores,
Tão bonita beleza,
São causa de minhas dores

Mar salgado, mar alto,
Por nós tão navegado,
Que segredos ainda escondes,
Que não revelaste no passado. 

Tão pequena minha lágrima,
No teu enredo de imensidão,
Que nem uma palavra,
Meu amor e sedução. 

Mar que morres na praia,
Também eu vou partir,
Não chores meu amor,
Que eu parto a sorrir.

 
Ensino Secundário

Ana Almeida, 11ºD


Rendo-me ao mar
Se o vento nada pode apagar
E as pedras rolam à deriva,
As ondas correm no mar
Como lágrimas de uma vida. 

Imune ao ódio, traz amor, alegria e poder;

Navega em memórias e saudade
Mas deixa por revelar
Toda a magia que me invade.

Faz-me acreditar!
É onde posso rir, chorar e imaginar.
Mas além de tudo, um lugarzinho
Para contemplar.

É o mar que me conserva,
Acolhedor e reverendo.
E a cada dia que passa…
É a ele que me rendo!
 
 
 PARABÉNS AOS VENCEDORES!

 

 

Comentários