sexta-feira, 1 de março de 2013


Semana da Leitura em revista…

Foi uma semana em cheio…! O mote foi dado, na segunda-feira, dia 18 de fevereiro, com um Flash Mob da leitura” ao som da música de Julian Smith “ I´m reading a book”. Num apelo uníssono à leitura, juntou-se um grupo de jovens para, de livro na mão, dançar e entoar "Tu nunca me interrompas quando eu estou a ler um livro".

Num ambiente mais calmo e descontraído reuniu-se, no dia seguinte, à hora do lanche, um pequeno grupo de professores para falar sobre livros cuja leitura os marcou especialmente, partilhando essas experiências com colegas, ao sabor de uma agradável infusão de ervas naturais, numa iniciativa já recorrente nesta escola – “Chá com livros”.

No mesmo dia, também na biblioteca Escolar, teve lugar a última fase do concurso de leitura “La musique des mots”. Previamente selecionados em cada uma das turmas do 8º ano, quatro alunos disputaram a final, lendo em voz alta, na presença de um júri constituído pela professora bibliotecária e duas professoras de Francês, um poema de Jacques Prévert, intitulado “Chanson pour les enfants d’hiver”. Apesar dos nervos e da rouquidão provocada por algumas constipações, o desempenho dos concorrentes foi notável. Desta competição renhida resultou um vencedor: o aluno Diogo Rodrigues, do 8ºD. Parabéns ao vencedor!

Na quarta-feira, foi dia de teatro. Alunos do 8ºC, estreantes nas artes da representação, levaram à cena, de forma brilhante, uma adaptação do livro de Sophia de Mello Breyner Andresen - “A Menina do Mar” - um texto emblemático da literatura infanto-juvenil, com o qual esperamos ter alimentado nos espetadores (alunos do 5º ano da Escola António Correia de Oliveira e do 7º ano da nossa escola) a sede de sonho e do maravilhoso.

Igualmente irrepreensível foi a forma como as turmas do 7º ano receberam a escritora Ana Maria Magalhães que não se cansou de elogiar o trabalho apresentado por alunos e professores. Numa 1ª sessão, dirigida às turmas C e D do 7º ano, os alunos procederam à apresentação da autora, seguida de uma breve caracterização (com textos escritos pelos próprios), na 1ª pessoa, das personagens principais da obra estudada “Em Roma, sê romano”. Na 2ª sessão, destinada às turmas A e B do mesmo ano de escolaridade, um grupo de alunos divertiu a assistência, e a própria escritora, com a encenação de uma pequena adaptação da mesma obra.

Respondendo ao desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura, a leitura e os livros estiveram presentes durante toda a semana, em toda a escola, com a iniciativa “Maratona da leitura” que consistiu em dedicar os primeiros minutos de cada aula, independentemente da disciplina, à leitura de uma obra, criteriosamente selecionada pelo professor de Língua Portuguesa/Português, para cada turma. As obras tinham em comum o “Mar”, temática escolhida para esta 7ª edição da Semana da Leitura.
A Semana da Leitura terminou no sábado à noite com o Sarau “…Todos os sonhos do mundo!”, apresentado no Auditório Municipal de Esposende. O tema “mar” e o apelo à leitura uniu crianças e jovens, pais e avós de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho de Esposende e da Escola Secundária Henrique Medina. Ao longo de 90 minutos, a música, a poesia, a dança e o teatro proporcionaram um encontro intergeracional de partilha e companheirismo.

Sem comentários: