Avançar para o conteúdo principal
Criar dunas - Newton gostava de ler


Realizou-se hoje, dia 20 de maio, mais uma sessão integrada no projeto “Newton gostava de ler”, desta vez, subordinada ao tema "Criar dunas", e orientada pela professora bibliotecária, Fernanda Vilarinho, e a professora de Geografia, Conceição Saleiro. 
As obras que serviram de mote à atividade experimental foram "Diógenes", de Pablo Albo, com ilustração de Pablo Auladell, e "Pensageiro frequente", de Mia Couto.
Depois de lidos e explorados alguns excertos das referidas obras, seguiu-se a parte científica da sessão. O desafio era criar dunas. Com a ajuda de um secador de cabelo, os alunos do 9ºC desempenharam o papel de vento e construíram uma duna. Depois, ao repetirem a experiência, desta vez, com vegetação e alguns godos, perceberam que estes e outros elementos são fundamentais na proteção das dunas.

Comentários

Beatriz disse…
Esta atividade foi divertida e enriquecedora para aplicar conhecimentos de várias disciplinas. Há que promover mais atividades como esta!
Fernando disse…
Esta atividade foi bastante interessante, pois permitiu-nos conhecer a formação das dunas e os diferentes tipos destas.
Érica disse…
Esta atividade foi bastante interessante e educativa pois permitiu-nos perceber a formação e as alterações que as dunas podem sofrer. Mostrou-nos também a importância da vegetação existente nas dunas pelo que devemos preservá-la.
Beatriz Filipa disse…
Eu gostei desta atividade, pois relembrei e aprendi mais sobre a matéria que já tínhamos dado, mas que já estava esquecida. É bom fazer experiências porque é uma forma mais divertida de aprender. Espero fazer isto outra vez.
Rita disse…
Gostei desta atividade, que foi bastante educativa. Conseguimos perceber como se formam as dunas, os diferentes tipos de dunas, e o que podemos fazer para que estas durem mais tempo, e, assim, preservar as nossas praias.
Alexandre disse…
Esta atividade, a meu ver, foi bastante educativa e até mesmo divertida, pois pudemos interagir e participar na experiência.
Bruno disse…
Foi uma atividade lúdica muito educativa e gostava que fizessem mais atividades como esta.
Luís disse…
A atividade foi muito interessante e interativa.