Avançar para o conteúdo principal
"Miúdos a Votos: quais os livros + fixes"




Numa iniciativa inédita, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, durante o presente ano letivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses.
Esta iniciativa, que dá pelo nome de “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?”, visa, para além de promover o livro e a leitura, dar a conhecer em profundidade como se desenrola um processo eleitoral e para que serve, dando voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão que lhes dizem respeito, ajudando a formar cidadãos de pleno direito.
Depois de as escolas, através das Bibliotecas Escolares, terem procedido à sua inscrição, manifestando interesse em participar nesta iniciativa – o que corresponde, num ato eleitoral, à Fase de recenseamento – os alunos, até ao 9.º ano de escolaridade, apresentaram a sua candidatura, com a proposta de um livro cuja leitura tenham gostado particularmente.
A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos do país foi constituída uma lista final nacional dos livros que vão a votos no dia 17 de março. Para entrar na referida lista, cada livro proposto teve que reunir um número mínimo de 20 candidaturas a nível nacional, tal como um candidato a umas eleições presidenciais tem que apresentar um número mínimo de assinaturas.
Da lista final nacional constam os títulos “O Diário de Anne Frank” e “A Culpa é das Estrelas”, defendidos, na nossa escola, pelas alunas Rita e Inês Melo, respetivamente.
Até ao dia 15 de março, a Rita e a Inês vão fazer campanha pelos seus livros. No dia 16 de março será o dia da reflexão e no dia 17 de março o dia da votação, o dia em que todos vós sereis chamados a votar no livro da vossa preferência: “O Diário de Anne Frank” ou “A Culpa é das Estrelas”.
Assim, até 15 de março, decorre a campanha eleitoral e é nesse âmbito que a Rita e a Inês se disponibilizaram para uma entrevista, em que vão esclarecer o eleitorado, que são todos os alunos do 3º Ciclo, sobre as razões pelas quais os colegas deverão votar num ou noutro livro.

- Olá, Inês! O livro que apresentas à eleição chama-se “A Culpa é das Estrelas”. Podes falar-nos um pouco da história deste livro?

- O livro conta-nos a história de duas pessoas doentes, que se apoiam no dia-a-dia e se apaixonam. Ambas lutam para realizar os seus sonhos sabendo que não iriam viver muito mais tempo. August vivia como se não estivesse doente, e era um rapaz alegre e divertido, mesmo sendo o primeiro a falecer. Foi isso que me emocionou pois ele vivia cada dia como se fosse o último dia da sua vida.

- O livro foi adaptado para cinema. Viste o filme? Gostaste mais da leitura do livro?

Sim, eu vi o filme. Mas de facto, gostei mais da leitura do livro, pois é mais intenso, mais completo, e faz-nos imaginar a história, é como se estivéssemos a vivê- la. Portanto torna-se mais pessoal e sentimental. É uma história triste mas muito bonita.

Rita, quem é o autor de “O Diário de Anne Frank”?

- O autor de “O Diário de Anne Frank” é a própria Anne Frank. O livro fala-nos de uma menina judia que, durante a segunda guerra mundial, teve de se esconder num anexo secreto, em Amsterdão, com outras 7 pessoas. Durante dois anos a família Frank ficou escondida dos nazis, até que, mais tarde, foram descobertos e levados para um campo de concentração. Otto Frank foi, das oito pessoas, o único sobrevivente. Basicamente, o Diário relata o dia a dia de Anne dentro do esconderijo.

Porque consideras “O Diário de Anne Frank” o livro “+ fixe”?

Eu considero “O Diário de Anne Frank” o livro + fixe porque, por um lado, se baseia numa história verídica, por outro lado, ficamos presos à leitura do livro, à espera de saber o que vai acontecer a seguir, se é no próximo capítulo que vão ser apanhados e levados para o campo de concentração.

O que mais te impressionou nesta obra?

Foi o facto de Anne ter de fugir de casa e deixar para trás tudo o que a fazia feliz, e também a forma como a personagem encarava as coisas era impressionante. Anne, mesmo sabendo que poderia não chegar a voltar à sua rotina, não desistiu e lutou até ao fim para ser livre.

Inês, porque é que a escola deve votar no livro “A Culpa é das Estrelas” para “o livro + fixe”?

Na minha opinião, devem votar no livro “ A Culpa é das Estrelas”, porque é um livro fascinante, pela forma como Hazel lida com a vida, o que ela luta para concretizar o seu sonho, a forma como encara a vida sabendo que está doente e que não dura muito mais. Ela é inspiradora. E pela forma como August torna a sua vida difícil numa vida fácil e normal, e finge fumar um cigarro para dar um ar engraçado à sua vida. Esta história é linda e nunca deve ser apagada das nossas memórias e é por isso que devem votar neste livro para o “ + fixe”.

Obrigada às duas pela vossa disponibilidade e boa sorte nestas eleições!

“O Diário de Anne Frank” ou “A Culpa é das Estrelas”, dois livros à votação, baseados em duas histórias reais, ambas extremamente comoventes, razões pelas quais prendem o leitor da primeira à última página.


Temos, assim, caro eleitor, encontro marcado para o dia 17 de março, na biblioteca da escola, para votarmos no “livro + fixe”. Porque ainda não possuem cartão de eleitor, pedimos que tragam convosco o cartão de estudante.

Comentários