Avançar para o conteúdo principal

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Para 2017, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 23 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal. "Ligando comunidades e culturas" é o tema definido pela International Association of School Librianship IASL) para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE).


A nossa Biblioteca Escolar assinala este Mês com a realização de várias iniciativas.
Como habitualmente, convidamos os novos alunos a descobrirem o espaço, os recursos e as valências da Biblioteca Escolar, através de atividades práticas, de caráter lúdico-pedagógico, numa sessão de esclarecimento chamada "Biblioteca Escolar - um tesouro a descobrir".
Com o intuito de divulgarmos o blogue da Biblioteca Escolar e as suas potencialidades, terá também lugar, nas próximas semanas, uma outra sessão de formação de utilizadores, designada "Navegar em becomletras"Com esta sessão, pretendemos que os alunos entendam que, para além de ser um importante meio de difusão das atividades promovidas pela BE, o blogue disponibiliza um vasto conjunto de recursos informativos de apoio ao estudo e trabalhos de pesquisa.
Para navegarem em becomletras, propomos aos nossos utilizadores que preencham o questionário que aqui disponibilizamos.
No Dia Mundial da Alimentação, a comunidade escolar terá oportunidade de ouvir, em diversos espaços da Escola, "Poesia com sabor", dita por alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário.
"Acácia e os Fantasminhas" é o nome de um livro, da autoria de Margarida Pogarell, que nos leva numa viagem por um mundo onde reinam o amor e a amizade, a ajuda, a solidariedade e a partilha. A autora, que se inspirou na história verídica de Acácia Oliveira, uma menina oriunda de Armamar, que desde tenra idade sofre de paralisia cerebral, estará na nossa Escola fazer a apresentação do seu livro. 
No dia 26, integrada no projeto “Newton gostava de ler”, realizar-se-á a atividade “A arte de contar”. A partir da leitura de alguns excertos do livro O homem que sabia contar, de Malba Tahan, os alunos participantes serão chamadas a resolver enigmas matemáticos. Esta atividade ilustra na perfeição como a Literatura se pode transformar na melhor maneira de ensinar e aprender Matemática.

Comentários

António, Rodrigo, Leonardo e Gonçalo, 7ºC disse…
Achamos a atividade divertida!!!
Ana P. Ana V., Daniela, Fabiana, Iara e Inês, 7ºC disse…
Foi uma atividade muito interessante e educativa!
Dinis, Tiago, Francisco, Gonzalo e Renato, 7ºC disse…
Foi uma atividade positiva e interessante. Ajudou-nos a conhecer a biblioteca escolar e foi uma "aventura" muito engraçada!
Bárbara, Beatriz, Lara, Catarina, Cláudio e Letícia, 7ºC disse…
Achamos muito interessante!
Mariana, Joana, Alexandra e Dinis, 7ºC disse…
Achamos a atividade engraçada e divertida!
Catarina, Francisca, Inês, Joana, Débora, Constança, 7º A disse…
Esta atividade foi muito divertida, porque nos demonstrou como funciona a biblioteca escolar, e, nos ensina a saber consultar os meios da nossa biblioteca.
Daniel. Gustavo, Cristiana, Inês, Tiago, Henrique, 7ºA disse…
Gostamos muito desta atividade
Anónimo disse…



achamos muito divertida e enriquecedora para os nossos conhecimentos bibliotecários
Nelson, Gonçalo, Francisco, Tomás, João, Tiago 7ºA disse…
A atividade foi divertida e aprendemos mais sobre a biblioteca e assim já sabemos como pesquisar os livros.