Avançar para o conteúdo principal

"Miúdos a votos: quais os livros + fixes?"

A nossa escola aderiu, pelo 3.º ano consecutivo, à iniciativa “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?”, promovida pela revista VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares.
Esta iniciativa visa, para além de promover o livro e a leitura, dar a conhecer em profundidade como se desenrola um processo eleitoral e para que serve, dando voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão que lhes dizem respeito, ajudando a formar cidadãos de pleno direito.
Depois de as escolas, através das Bibliotecas Escolares, terem procedido à sua inscrição, manifestando interesse em participar nesta iniciativa – o que corresponde, num ato eleitoral, à Fase de recenseamento – os alunos, até ao 9.º ano de escolaridade, apresentaram a sua candidatura, com a proposta de um livro cuja leitura tenham gostado particularmente.
A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos do país foi constituída uma lista final nacional dos livros que vão a votos no dia 15 de março. Para entrar na referida lista, cada livro proposto teve que reunir um número mínimo de 20 candidaturas a nível nacional, tal como um candidato a umas eleições presidenciais tem que apresentar um número mínimo de assinaturas.

Da lista final nacional consta o título “A Culpa é das Estrelas”, de John Green, defendido, na nossa escola, pelos alunos do 9.ºC. Estes alunos encontram-se ainda, e até ao dia 13, em campanha eleitoral, tendo desenvolvido várias ações, desde a criação e confeção de camisola alusivas, passando pela construção e divulgação de cartazes e panfletos, por ações de sensibilização nas salas de aula, pela transmissão de tempos de antena na rádio da escola, pela criação de uma conta nas redes sociais, culminando na apresentação, a todas as turmas do 3.º Ciclo, de uma dramatização de alguns excertos do livro. Com estas ações de campanha, os alunos do 9.ºC pretendem reunir, no próximo dia 15, o número máximo de votos possível para que o livro “A Culpa é das Estrelas” seja eleito, a nível nacional, o “livro + fixe”.










No próximo dia 14 será o dia da reflexão e no dia 15 de março - Dia da votação - todos os alunos serão chamados a votar no livro da sua preferência.

Comentários