terça-feira, 5 de maio de 2020

5 de maio - Celebremos a nossa língua!

Ler e escrever é ler e escrever em português. A língua e o seu uso, tanto do ponto de vista funcional como do criativo e literário, não pode, assim, deixar de ter para a ação do Plano Nacional de Leitura a maior relevância.
O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial) e é a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como a língua de trabalho ou oficial de organizações internacionais como a União Europeia, a União Africana ou o Mercosul.
É uma língua cada vez mais global, prevendo-se que, no final deste século, seja falada por 500 milhões de pessoas, o que lhe confere uma dimensão mundial que é justamente celebrada.  
No dia das comemorações mundiais, e não sendo possível realizar iniciativas de caráter presencial, não quisemos deixar de homenagear a língua portuguesa apresentando vários olhares sobre ela, na companhia dos textos de escritores, a quem saudamos especialmente, de investigadores, professores, políticos, leitores e todos os falantes de português. No dia de hoje, propomos-lhe aqui falar português, ler português, escrever português, pensar português e, até, jogar português. Ler mais

Sem comentários: