sexta-feira, 26 de novembro de 2021

"Miúdos a votos: quais os livros + fixes?"

Pelo 7.º ano consecutivo,  a Escola, através da sua Biblioteca, aderiu à iniciativa “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?”, promovida pela revista VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Gostaríamos de lembrar que os alunos têm até 30 de novembro, a próxima terça-feira, para propor o seu livro preferido como candidato às eleições nacionais de 'Miúdos a Votos'. 

Prosa, poesia, teatro, banda desenhada - qualquer livro pode ser apresentado como candidato. Cada aluno deve ser totalmente livre de propor aquilo que quiser, podendo este ser um momento para o professor perceber quais são os gostos do aluno, para lá dos programas e objetivos escolares. 

Para o aluno apresentar o seu candidato, basta aceder ao formulário disponível em bit.ly/3jHUlyT, ou em visaojunior.pt. Terá apenas de colocar o nome do livro, o autor, a escola a que pertence e o ano de escolaridade. Se o livro pertencer a uma coleção, será necessário indicar o título completo ou o número do volume dentro da coleção. 

A partir dos livros mais votados no último ano, o Plano Nacional de Leitura elaborou uma série de sugestões de títulos que podem interessar aos alunos. Encontrá-las-á aqui.

Esta primeira fase de 'Miúdos a Votos' corresponde à apresentação de candidaturas numas eleições políticas. Fazendo um paralelismo com as eleições legislativas que se vão realizar a 30 de janeiro, os alunos propõem os seus candidatos, tal como os partidos têm de apresentar as suas listas de candidatos a deputados até 20 de dezembro.

Os livros que reunirem maior números de candidaturas serão aqueles que irão às eleições nacionais. Os nomes dos títulos serão anunciados até 6 de janeiro.

Sem comentários: