Avançar para o conteúdo principal

"Miúdos a votos: quais os livros + fixes" 

Resultados da votação na ESHM

nossa escola aderiu, mais uma vez, à iniciativa “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?”, promovida pela revista VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares. Esta iniciativa visa, para além de promover o livro e a leitura, dar a conhecer em profundidade como se desenrola um processo eleitoral e para que serve, dando voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão que lhes dizem respeito, ajudando a formar cidadãos de pleno direito.

Depois de as escolas, através das Bibliotecas Escolares, terem procedido à sua inscrição, manifestando interesse em participar nesta iniciativa – o que corresponde, num ato eleitoral, à fase de recenseamento – os alunos, do 7.º ao 12.º ano de escolaridade, apresentaram a sua candidatura, com a proposta de um livro cuja leitura tenham gostado particularmente.

A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos do país foi constituída uma lista final nacional para cada nível de ensino. Para entrar na referida lista, cada livro proposto teve de reunir um número mínimo de 20 candidaturas a nível nacional, tal como um candidato a umas eleições presidenciais tem de apresentar um número mínimo de assinaturas.

Publicadas as listas dos livros candidatos, seguiu-se a campanha eleitoral. Nesta fase, alunos de várias turmas resolveram fazer campanha pelos livros da sua preferência, como "Um de nós mente", de Karen M. MacManu (no 3.º Ciclo), "A Lua de Joana", de Maria Teresa Maia Gonzalez, "O Tatuador de Auschwitz", de Heather Morris, e "Foi sem querer que te quis", de Raúl Minh'alma (no Ensino Secundário). Com o intuito de colherem o maior número de votos possível, estes alunos desenvolveram várias ações de campanha - elaboração de cartazes, de pins e de marcadores de livros, gravação de podcasts, realização de debates e sessões de esclarecimento junto das turmas.

Finalmente, chegou o dia da votação, a 23 de março A afluência às urnas foi significativa, tendo votado 205 alunos do 3.º Ciclo e 214 do Ensino Secundário. Estes dirigiram-se à biblioteca para votar num dos 20 livros candidatos a nível nacional. De forma cívica, aguardavam pela sua vez, até passarem pela mesa de voto, recolhiam o boletim de voto e dirigiam-se para trás de um biombo, para, sigilosamente, escolherem o livro da sua preferência. 


Terminado o escrutínio, verificou-se, com agrado, que duas das campanhas levadas a cabo na Escola surtiram efeito, pois os livros mais votados foram Um de nós mente, no 3.º Ciclo, e A Lua de Joana, no Ensino Secundário.






Comentários