Avançar para o conteúdo principal

“As palavras também têm pH”




No passado dia 7 de fevereiro realizamos na Biblioteca Escolar a atividade “As palavras também têm pH” no âmbito do projeto Newton gostava de Ler.

A sessão iniciou com a leitura de alguns excertos do livro “Flor de mel” de Alice Vieira, pela professora Bibliotecária, Fernanda Vilarinho. De seguida, com a orientação das professoras, Alexandra Costa e Virgínia Amado, das disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, identificamos os componentes da flor da Camélia e com as pétalas preparamos um indicador natural para identificar o pH de diferentes soluções do dia a dia.

No final, e em grupo, conseguimos descobrir que, afinal, “As palavras também têm pH” e que, antes de realizar esta atividade, nunca tínhamos pensado no pH das palavras! Assim, retiramos excertos do livro “Flor de mel” onde podemos inferir que há palavras mais ácidas (azedas), “Não fizeste nada, és um mentiroso “( l 22. Pág. 90) e “ Tu és uma parva…”, “ Irás encontrar no teu coração as palavras que ferem com o veneno suave da mandrágoa” ( l 3 pág.103);   outras palavras mais básicas ( amargas) “ Não é nada disso! Tu não percebes nada (…) , e , ainda, outras palavras doces  “ Palavras que eram música …”;  “ Palavras que embalavam como as histórias da avó  Rosário à luz mansa dos candeeiros de vidro fosco ..”;  “ Palavras de pele muito macia, como a pele da mãe, perfumada de âmbar…“;  “ Porque todas as palavras têm pele, e sabor, e cor, e cheiro, isto sabe Melinda, que lho ensinou a avó Rosário numa daquelas suas cantilenas intermináveis “ ( ll 13 a 20 pág.102); “ Rosário cheira a Rosa , Melinda sabe a mel, Verão cheira a morangos, o sol tem a pele de uma criança quando nasce, madrugada tem a cor do campo…” ; ( ll 21 a 23 pág. 102) ; “ Por isso as palavras da Fada Madrinha tinham sabor e cheiro e cor e pele. “ ( l 24 pág.102); “ … há palavras para o riso e para as lágrimas, palavras para inventares a alegria quando ela desaparece do teu coração, palavras para abrires as portas necessárias de todas as casas do mundo “,  tal como a acidez, a basicidade e a neutralidade das soluções do dia a dia analisadas.

Gostamos muito de realizar esta atividade, foi muito interessante porque pensamos a Leitura e as Ciências de um modo diferente e, que desta forma conseguimos aprender mais e melhor!

Texto elaborado pela turma 8.ºD


Comentários