No passado dia 7 de fevereiro realizamos na Biblioteca Escolar a atividade “As palavras também têm pH” no âmbito do projeto Newton gostava de Ler.
A sessão iniciou com a leitura de alguns
excertos do livro “Flor de mel” de Alice Vieira, pela professora Bibliotecária,
Fernanda Vilarinho. De seguida, com a orientação das professoras, Alexandra
Costa e Virgínia Amado, das disciplinas de Ciências Naturais e Ciências
Físico-Químicas, identificamos os componentes da flor da Camélia e com as
pétalas preparamos um indicador natural para identificar o pH de diferentes
soluções do dia a dia.
No final, e em grupo, conseguimos descobrir
que, afinal, “As palavras também têm pH” e que, antes de realizar esta
atividade, nunca tínhamos pensado no pH das palavras! Assim, retiramos
excertos do livro “Flor de mel” onde podemos inferir que há palavras mais
ácidas (azedas), “Não fizeste nada, és um mentiroso “( l 22. Pág. 90) e “
Tu és uma parva…”, “ Irás encontrar no teu coração as palavras que ferem com o
veneno suave da mandrágoa” ( l 3 pág.103);
outras palavras mais básicas (
amargas) “ Não é nada disso! Tu não percebes nada (…) , e , ainda, outras palavras
doces “ Palavras que eram música
…”; “ Palavras que embalavam como as
histórias da avó Rosário à luz mansa dos
candeeiros de vidro fosco ..”; “ Palavras de pele muito macia, como a pele da
mãe, perfumada de âmbar…“; “ Porque
todas as palavras têm pele, e sabor, e cor, e cheiro, isto sabe Melinda, que
lho ensinou a avó Rosário numa daquelas suas cantilenas intermináveis “ ( ll 13
a 20 pág.102); “ Rosário cheira a Rosa , Melinda sabe a mel, Verão cheira a
morangos, o sol tem a pele de uma criança quando nasce, madrugada tem a cor do
campo…” ; ( ll 21 a 23 pág. 102) ; “ Por isso as palavras da Fada Madrinha
tinham sabor e cheiro e cor e pele. “ ( l 24 pág.102); “ … há palavras para o
riso e para as lágrimas, palavras para inventares a alegria quando ela desaparece
do teu coração, palavras para abrires as portas necessárias de todas as casas
do mundo “, tal como a acidez, a
basicidade e a neutralidade das soluções do dia a dia analisadas.
Gostamos muito de realizar esta atividade, foi
muito interessante porque pensamos a Leitura e as Ciências de um modo
diferente e, que desta forma conseguimos aprender mais e melhor!
Texto elaborado pela turma 8.ºD
Comentários