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RAYUELA - uma forma lúdica de combater o cibercrime

 





O projeto RAYUELA é um videojogo didático, desenvolvido pela Polícia Judiciária, e pretende, de uma forma lúdica, capacitar e educar os jovens (principalmente crianças e adolescentes) relativamente aos benefícios, riscos e ameaças decorrentes do uso da Internet.

A narrativa do jogo dirige-se aos comportamentos de risco associados às novas formas de cibercriminalidade, como o cyberbullying, o cyberhate, o aliciamento de menores para fins sexuais (grooming), os riscos tecnológicos e as fake news. O objetivo é prevenir, detetar e mitigar comportamentos de risco online, dotando, simultaneamente, o sistema de ensino e os professores de ferramentas que permitam abordar de forma didática, pedagógica e mais apelativa estes fenómenos criminais.

O jogo é composto por seis ciberaventuras interativas. Cada aventura retrata situações reais e familiares aos jogadores, desafiando-os a interagir com a narrativa e a tomar decisões ao longo da história.

Este ano letivo, a Biblioteca Escolar associou-se a esta iniciativa, aplicando o jogo nas turmas do 9.º ano, durante o mês de fevereiro, Mês da Internet Segura.

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