Avançar para o conteúdo principal

"Camões com(vida)"




Sob a orientação das professoras Paula Sobralde Português, e Paula Silva, de PLNM, e em articulação com a Biblioteca Escolar, a turma 1CSDIG/TIG, do 10.º ano, realizou, no dia 27 de março, a atividade Camões com(vida)”, no âmbito do seu projeto de turma, inserido nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões e na Catraia de Livros - Semana da Leitura

O evento contou com a participação especial de Rita Nery, responsável pelo projeto “Us and Them” (Nós e Eles), cuja presença enriqueceu significativamente a reflexão e o debate. A iniciativa teve como ponto central uma entrevista conduzida por alguns alunos da turma, abordando a interculturalidade e a obra de Camões. Num diálogo envolvente e intimista, Rita Nery partilhou as suas experiências enquanto voluntária e debateu a importância do respeito pelos Direitos Humanos nas escolas e a multiculturalidade. Os alunos foram incentivados a refletir sobre a necessidade de cultivar uma educação baseada em valores fundamentais, como igualdade, liberdade, solidariedade, paz, tolerância e respeito pela diversidade. Além dessas reflexões, o debate abrangeu a relevância da obra de Camões, a interculturalidade, a guerra e o papel transformador da literatura e da arte na sociedade. 

Para tornar a experiência ainda mais imersiva, um aluno da turma assumiu o papel de Camões, trazendo o poeta para o século XXI e estabelecendo um paralelo entre a sua época e os desafios do mundo contemporâneo. A atividade foi prestigiada pelos alunos das turmas do ensino profissional do 10.º ano, que tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de partilha, conhecimento e aprendizagem autêntica. 

O impacto da atividade foi extremamente positivo, pois não só aproximou os alunos da figura de Camões como um ícone intemporal da literatura, mas também os sensibilizou para a importância da leitura no crescimento individual e na formação humana, bem como para desafios atuais, como os crimes de guerra e as violações dos Direitos Humanos. Além disso, a iniciativa promoveu o debate, o pensamento crítico e a autonomia dos alunos, consolidando uma experiência enriquecedora e transformadora. O evento culminou com a partilha e a declamação de poemas em várias línguas – Português, Francês, Espanhol, Curdo e Ucraniano – envolvendo os alunos de PLNM, num verdadeiro momento de celebração da diversidade linguística e cultural.




Comentários