A biblioteca escolar promoveu a 2.ª sessão do projeto LIDERA, dedicada à revista de imprensa como ferramenta de leitura crítica da atualidade e de desenvolvimento do pensamento crítico.
Partindo da pergunta provocadora
— “Se as notícias forem um espelho do mundo, o que é que não está refletido
nesse espelho?” — os alunos foram convidados a refletir sobre a forma como a
realidade é representada pelos meios de comunicação social e sobre as vozes,
temas e perspetivas que ficam, muitas vezes, de fora.
A sessão começou com uma breve
contextualização do que é uma revista de imprensa, entendida como a seleção e
análise de notícias relevantes publicadas em diferentes órgãos de comunicação
(jornais diários, semanários e revistas), incluindo a observação comparativa
das primeiras páginas, recorrendo a plataformas como SAPO Notícias e Kiosko.
Seguiu-se uma dinâmica de
trabalho em grupo, na qual os alunos exploraram jornais em papel. O desafio
consistiu em escolher um artigo que considerassem cativante, próximo da sua
experiência pessoal, mas que contivesse conceitos, lugares ou referências
desconhecidas. Cada grupo preparou depois uma breve apresentação aos colegas,
identificando o jornal, a data, o título, o autor, o tema central e as fontes
do artigo, bem como os motivos da escolha e as aprendizagens realizadas.
A atividade terminou com um
momento de discussão e sistematização, promovendo o diálogo, a partilha de
diferentes leituras da mesma realidade e a consciencialização para a
importância de comparar fontes de informação.
Com esta sessão, a biblioteca
escolar reforçou o seu papel na promoção da literacia da informação,
incentivando os alunos a ler notícias de forma informada, crítica e
participativa.




Comentários