Avançar para o conteúdo principal
Semana da Leitura em revista

 
Terminou mais uma Semana da Leitura da nossa Escola. Chegou a hora de fazermos um balanço.


Oficina de Escrita Criativa


A Semana começou com uma Oficina de Escrita Criativa, dinamizada em várias sessões, umas dirigidas aos alunos do 7º ano de escolaridade, outras aos adultos do Centro Novas Oportunidades. De forma lúdica e criativa, os alunos experimentaram, durante alguns momentos, vestiram-se de poetas e deram asas à sua imaginação e criatividade, produzindo pequenos poemas que, em forma de fruto ou flor, foram devidamente enxertados na Árvore da Poesia exposta no átrio do bloco B para deleite de toda a comunidade escolar.


Os Saltimbancos da Poesia

Um grupo de professores, alunos ( do Ensino Regular e das Novas Oportunidades) e pais e encarregados de educação da Escola Secundária Henrique Medina, coordenados pela equipa da Biblioteca Escolar, no dia 21 de Março, resolveram sair à rua, no intuito de, juntamente com a comunidade local, celebrar o Dia Mundial da Poesia.

Ao longo do percurso foram lidos poemas de grandes nomes da Literatura Portuguesa como Fernando Pessoa e seus heterónimos, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, Cecília Meireles, Manuela Alegre, entre outros.

Neste evento, integrado na Semana da Leitura, colaboraram as entidades locais que, amável e prontamente aceitaram partilhar a leitura de alguns poemas, especialmente seleccionados para esta iniciativa. Assim, contamos com a colaboração do Presidente da Junta, Sr. José Felgueiras, da Vereadora da Educação e da Cultura, Dra. Jaquelina Areias, da Directora da Biblioteca Municipal, Dra. Luísa Leite e do Presidente dos Bombeiros Voluntários de Esposende, Dr. Agostinho Teixeira.

Esta nossa caminhada poética passou por lugares emblemáticos da cidade de Esposende, como sendo a Igreja Matriz, o Monumento ao Homem do Mar, o Edifício dos Socorros a Náufragos, a Estátua de D. Sebastião, a Caravela no Largo Dr. Fonseca Lima, junto dos quais foi lido um poema que, de alguma forma, aludisse a esses locais.

Esta actividade contou também com um directo da “Esposende Rádio”, na pessoa do aluno João Pedro Meira do 10ºB.

Apesar da pouca afluência de ouvintes nos vários espaços esposendenses por onde passaram os Saltimbancos, a poesia ecoou com entusiasmo dos seus dinamizadores e contagiou todos os transeuntes que incautos passavam…

A poesia saiu à rua!

Esposende sentiu que o Dia Mundial da Poesia não foi esquecido.








Música e Poesia na voz de Augusto Canetas


No 2º dia da Semana da Leitura, a Escola abriu portas ao cantautor Augusto Canetas que, durante uma hora e meia, partilhou com uma plateia de alunos do 10º ano e professores, poemas de Fernando Pessoa, Miguel Torga e António Gedeão, declamados e musicados pelo próprio. Este pequeno espectáculo foi ainda enriquecido com a participação dos alunos das turmas B e C do 10º ano que presentearam o autor com a leitura e interpretação musicada de textos da autoria do escritor convidado. Foi uma forma diferente e apelativa de contactar com a poesia portuguesa do Século XX.







Encontro com Ana Saldanha

Na 3ª feira, dia 23 de Março, tivemos o prazer de receber um nome ilustre da Literatura infanto-juvenil – Ana Saldanha. Os livros de Ana Saldanha são muito populares junto dos adolescentes, cativados pela natureza dos temas abordados. A pedofilia, a gravidez na adolescência e o racismo são algumas das temáticas que tocam particularmente os jovens leitores.


Na preparação deste encontro, os alunos do 8ºB leram o livro “Uma Questão de Cor” nas aulas de Estudo Acompanhado, com o professor Marcelo Cruz, preparando algumas questões a colocar à autora do livro. “Apesar de sermos todos diferentes, somos todos iguais” é uma das mensagens do livro pelo que, por sugestão da equipa da BE, o tema – racismo/discriminação racial – serviu de mote para o encontro com a escritora. Assim, os alunos, vestidos de cores diferentes, preparados com a ajuda do professor de Língua Portuguesa, apresentaram a leitura de um poema que foi eleito pela ONU como o melhor poema de 2006, escrito por uma criança africana:


Quando eu nasço, sou preto
Quando eu cresço, sou preto
Quando eu fico no sol, sou preto
Quando eu tenho medo, sou preto
Quando eu estou doente, sou preto
E quando eu morro, continuo sendo preto
E você, cara branco,
Quando você nasce, você é rosa
Quando você cresce, você é branco
Quando você fica no sol, você é vermelho
Quando você fica no frio, você é azul
Quando você tem medo, você é amarelo
Quando você fica doente, você é verde
Quando você morre, você é cinza
E você ainda vem me chamar "de cor"???
(escrito por Firas Chadli)

Depois do poema, houve lugar à música. Na voz da aluna Rita Maciel, ouviu-se a canção “Menino do Bairro Negro” de Zeca Afonso.

Seguiu-se uma conversa bastante informal com a escritora, que foi respondendo às questões colocadas, reportando-se às histórias dos seus livros. Os alunos ouviram-na atentamente, contagiados pelo entusiasmo bem marcado nas suas palavras.

O encontro terminou com a habitual sessão de autógrafos.


Concurso de Leitura em voz alta “La Musique des Mots”

Na 5ª feira, dia 24 de Março, dirigido aos alunos do 8º ano, teve lugar, na Biblioteca Escolar, o concurso de leitura “La Musique des Mots”. Na presença de um júri, os alunos, previamente seleccionados para representar cada uma das turmas, procederam à leitura expressiva de poemas em língua francesa. Os alunos participantes revelaram ter-se aplicado na preparação dos textos, o que contribuiu para o sucesso da actividade, deixando orgulhosos os professores que os motivaram e acompanharam nas diversas fases deste concurso.
O vencedor do concurso foi Alex Santos, do 8ºB. PARABÉNS!




“Dois intervalos de leitura”

Dando continuidade ao programa da Semana da Leitura, os dois intervalos da manhã de 6ª feira, dia 25, foram dedicados à leitura de textos transmitida pela Rádio Escolar. Sensibilizar os alunos para a leitura foi o objectivo que norteou a realização desta iniciativa, num espaço exclusivamente ocupado pelos alunos, onde a leitura, por hábito, não tem um lugar de destaque.


Atelier de fantoches

Dinamizado pelos alunos do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial e, sob a orientação da professora de Expressões, Marta Moreira, o atelier de fantoches funcionou ao longo da manhã do dia 28 Março, assinalando o Dia Mundial do Teatro (27 de Março). A comunidade escolar teve oportunidade de aprender a construir fantoches com materiais diversos (colheres de pau, lãs, tecidos, missangas, lantejoulas, botões e linhas, entre outros) que, facilmente, encontramos em nossas casas.



Peça de Teatro “Betty Ford”

A Semana da Leitura, promovida pela Biblioteca Escolar, culminou com a apresentação, pelo Clube de Artes Performativas desta Escola, de uma adaptação, pelo professor Ulisses Mota, da peça de teatro “Betty Ford”, da autoria de José Barros, encenada pelo professor Nuno Fernandes, que contou com a preciosa colaboração da Drª Maria João Enes. O escritor, presente na plateia, ficou impressionado com o trabalho realizado, tendo sublinhado ter sido a primeira vez que um grupo de teatro se aventurou a levar a cena uma obra sua. Louvamos e agradecemos a disponibilidade, empenho e dedicação de todos os envolvidos.

Foi uma noite agradável, em que pais, alunos e professores se regozijaram com o excelente desempenho dos actores em cena.




Comentários