Avançar para o conteúdo principal


“Letras e ciências no Newton gostava de ler”

Decorreu, no dia 1 de outubro, a ação de formação intitulada “Letras e Ciências no Newton gostava de ler”, dirigida a docentes dos grupos 300, 420, 500, 510, 520 e 530, professores bibliotecários e elementos das equipas das bibliotecas escolares do concelho de Esposende. Esta ação, proposta pela Biblioteca Escolar, foi orientada pelo professor José Saro, um dos mentores do projeto Newton Gostava de Ler, resultante de uma parceria entre a Fábrica Centro Ciência Viva, de Aveiro, e a Rede de Bibliotecas Escolares.

Criar um programa anual de leitura de livros de ciência com realização de pequenas atividades experimentais, na biblioteca escolar, envolvendo materiais de baixo custo foi o objetivo desta sessão. Com este projeto pretende-se, assim, junto dos alunos, promover o gosto pela leitura e, em simultâneo, o gosto pela cultura científica, mostrando que é possível articular literatura e ciência.
Depois de ouvirem o enquadramento técnico dos conceitos, os formandos tiveram oportunidade de realizar uma pequena experiência, da qual resultou um maravilhoso “gelado científico”.


Comentários