Avançar para o conteúdo principal
Palestra "LER é também SER"


No dia de abertura da Feira do Livro, 9 de dezembro, teve lugar, na Biblioteca da Escola, a palestra "LER é também SER", orientada pela docente e psicóloga, Maria do Sameiro Araújo, e dirigida a Pais e Encarregados de Educação.
A leitura constitui uma excelente forma de promoção do desenvolvimento do cérebro, tal como o comprova a investigação em neuropsicologia com recurso a neuroimagem.
Nesta palestra, fez-se uma breve abordagem de algumas das características do cérebro e das suas principais funções, com destaque para a área da linguagem. Seguiu-se uma abordagem dos benefícios da prática de leitura, e dos seus contributos para o desenvolvimento cognitivo, como a capacidade de atenção, o enriquecimento das competências leitoras, a memória de trabalho, o desenvolvimento do vocabulário, do raciocínio e da escrita. Abordaram-se ainda alguns obstáculos à prática da leitura, como sejam as dependências digitais e a privação de sono; e apresentaram-se sugestões para o desenvolvimento de bons hábitos de leitura. Concluiu-se com uma breve abordagem da temática da biblioterapia e apresentaram-se alguns desafios e sugestões bibliográficas para promoção de hábitos de VIDA SAUDÁVEL que incluem a LEITURA.
Deixamos aqui a apresentação em Powerpoint que serviu de apoio à palestra.


Comentários