Avançar para o conteúdo principal
"O Violino de Auchwitz", com Maurizio Padovan

No âmbito da Semana da Leitura, teve lugar, na passada quarta-feira, dia 29, a conferência-concerto, apresentada pelo músico, professor de dança e investigador italiano, Maurizio Padovan. A iniciativa, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e Câmara Municipal de Esposende, foi proporcionada aos alunos e professores do 12.º ano de escolaridade da ESHM, que ficaram verdadeiramente maravilhados e sensibilizados com o espetáculo a que assistiram.

O tema do Holocausto não deve ser nunca apagado das nossas memórias e cabe à Escola dar a conhecer às novas gerações um momento tão negro da História da Humanidade, no sentido de as levar a refletir sobre as atitudes e valores humanos que devem sustentar uma sociedade livre, cívica e democrática.

A conferência-concerto “O Violino de Auschwitz”, de Maurizio Padovan, permitiu aos jovens vivenciar, através da conjugação da música, com a imagem e o texto, os horrores de uma sociedade opressora e racista. É de louvar o caráter educativo, cívico e cultural de tais iniciativas que propiciam momentos de aprendizagem para a construção de um Mundo mais justo e solidário.



Comentários