Avançar para o conteúdo principal
Semana da Leitura revisitada

Entre os dias 11 a 15 de março decorreu, em articulação com a Biblioteca Municipal e as bibliotecas dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Esposende, a Semana da Leitura 2019.

Respondendo ao desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura, a todas as escolas do país, no sentido de, durante a referida semana, mobilizarem a comunidade, desenvolvendo atividades que contribuam para alargar a rede de leitores, e promovendo a leitura como objeto de prazer e liberdade, a Biblioteca Escolar da ESHM propôs a realização diária da iniciativa “15 minutos a ler”.


Esta iniciativa, de caráter facultativo, destinava-se a todos os alunos e professores da Escola e consistiu em dedicarem 15 minutos do último tempo da manhã, independentemente da disciplina, à leitura silenciosa de livros, jornais e revistas, em suporte de papel. Para o efeito, cada leitor selecionou previamente as suas leituras, das quais se fez munir durante a referida semana.

Para além desta atividade diária, a Semana da Leitura da ESHM contou com um vasto leque de outras iniciativas. No dia 11, todos os alunos do 3.º Ciclo passaram pelo auditório da Escola a fim de assistirem à dramatização de “A Culpa é das Estrelas”, de John Green. Esta atividade integrava a iniciativa “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?”, promovida pela revista VISÃO Júnior e pela RBE, e cujo desenvolvimento se assemelha a um processo eleitoral, visando eleger, a nível nacional, o livro + fixe que, para a turma do 9.ºC, é “A Culpa é das estrelas”.  Com o objetivo de, no Dia da Votação, conseguirem reunir o número máximo de votos possível, os alunos desta turma realizaram diversas ações de campanha, desde a criação e confeção de camisola alusivas, passando pela construção e divulgação de cartazes e panfletos, por ações de sensibilização nas salas de aula, pela transmissão de tempos de antena na rádio da escola, pela criação de uma conta nas redes sociais, culminando na apresentação de uma dramatização de alguns excertos do livro.


Vestindo a pele de atores, sensibilizaram os colegas para esta história comovente que leva à reflexão sobre o valor da vida e sobre a necessidade de aproveitarmos todos os momentos e vivermos com dedicação constante àqueles que amamos.

O dia 11 iniciou com teatro e culminou com outro género literário – poesia. Pelas 21 horas, viveu-se, no Auditório Municipal de Esposende, um momento mágico de poesia com o escritor, performer e mediador da leitura, Paulo Condessa com o espetáculo-oficina intitulado “Monstros Embalsamados”. Com entusiasmo, num ambiente descontraído e de boa disposição, pais e filhos, encarregados de educação e educandos, e professores participaram num espetáculo inovador de dizer poesia num Stand Up Poetry. Assim, conduzidos e embalados pela expressividade, ritmo e energia de Paulo Condessa, o público envolveu-se na atividade e em conjunto com o poeta performer deu vida aos textos poéticos de autores. como Luís de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Mário Cesariny e Ary dos Santos, que ali foram “desembalsamados” e se tornaram familiares. Foi, sem dúvida, um serão bem passado em família, na companhia fantástica de Paulo Condessa e da Leitura.


No dia 12, às 11h15, teve lugar a palestra “Ler ou não Ler…eis a questão”, orientada pela professora e psicóloga, Maria do Sameiro Araújo, e dirigida a alunos do 10ºano. Os benefícios da leitura, nomeadamente, a nível cognitivo, e os entraves à prática da leitura, como sejam, a privação do sono e as dependências digitais, foram os assuntos centrais desta sessão, que culminou numa mensagem muito importante: não deixem que o vosso tempo seja “sugado” pelo digital; o tempo a dedicar a outras tarefas importantes na vida – como a leitura – depende da vossa capacidade de organização e de gestão!


Na quarta-feira, dia 13, os docentes da ESHM tiveram uma tarde bastante produtiva na Ação de Curta Duração “ Aprendizagem ativa com recurso às TIC: novas metodologias de construção e comunicação do saber”. A convite da Biblioteca Escolar, a professora Sílvia Araújo, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, no âmbito do programa “Cientificamente provável”, uma parceria estabelecida entre a BE e aquela instituição, contagiou-nos a todos com a sua empatia, boa disposição e dinamismo. Apresentou-nos um conjunto de projetos em que está envolvida, que remetem para novas metodologias de trabalho com os alunos, com recurso às TIC, numa perspetiva interdisciplinar, e que consideramos que vão ao encontro do exarado no artigo 55/2018 e no Perfil dos Alunos para o Séc. XXI. Ficamos muito sensibilizados e com vontade de saber mais, solicitando à formadora a realização de mais horas de formação.


No dia seguinte, foi a vez de os alunos libertarem o leitor adormecido dentro deles ao participarem no concurso de poesia intitulado “Liberta o Leitor que há em ti”. Num auditório bem composto, os alunos participantes disseram poesia de memória, proporcionando um momento literário bastante agradável. Após avaliação do júri, composto pela professora bibliotecária e por mais dois docentes da equipa da Biblioteca Escolar, saíram vencedoras as alunas Beatriz Neves, na categoria de 3.º Ciclo, e Rebeca Silva (que vemos na foto), na categoria de Ensino Secundária. Resta-nos felicitar todos os alunos que participaram, bem como os professores que os incentivaram.


Num ambiente mais calmo e descontraído reuniu-se, à hora do lanche, um pequeno grupo de professores para falar sobre livros cuja leitura os marcou especialmente, partilhando essas experiências com colegas, ao sabor de uma agradável infusão de ervas naturais, numa iniciativa já recorrente nesta escola – “Chá com livros”.



No dia 15, chegou o dia de votação de “Miúdos a votos: quais os livros + fixes?”. Depois de uma campanha intensa, levada a cabo na escola pelo livro “A Culpa é das Estrelas”, todos os alunos do 3.º Ciclo foram chamados a votar num dos 15 livros candidatos a nível nacional. De forma cívica, aguardavam pela sua vez, até passarem pela mesa de voto onde apresentavam o cartão de estudante que os identificava, recolhiam o boletim de voto e dirigiam-se para trás de um biombo, para, sigilosamente, escolherem o livro da sua preferência. Terminada a contagem dos votos, verificou-se, com agrado, que a campanha do 9.ºC surtiu efeito, pois o livro mais votado na escola foi “A Culpa é das Estrelas”, colhendo 196 de um total de 285 votos.


A Semana da Leitura terminou com um momento cultural, na presença do ex-Ministro da Educação Eduardo, Marçal Grilo, do poeta e professor, Fernando Pinto do Amaral, e com moderação de Aida Alves, da Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva de Braga, numa mesa redonda sobre a “Atualidade da Leitura”, que teve lugar no dia 15 de março, às 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Com a participação de personalidades tão relevantes da cultura e sociedade portuguesa, refletiu-se sobre os hábitos de leitura em Portugal e o seu contributo decisivo para o desenvolvimento do país. Pretendeu-se, assim, numa conversa fluida e cúmplice entre os intervenientes, debater um dos temas mais urgentes da sociedade, a leitura como imperativo ético e político, alicerces do desenvolvimento da sociedade portuguesa.

Foi, indubitavelmente, uma Semana onde a leitura esteve sempre presente, das mais variadas formas, envolvendo toda a comunidade educativa.




Comentários