Avançar para o conteúdo principal
"À descoberta de Camilo"
Foi numa tarde fria e chuvosa que os alunos de Literatura Portuguesa do 11.ºH, acompanhados pelos professores Fernanda Vilarinho e Ulisses Mota, embarcaram numa viagem com destino à Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, V. N. de Famalicão.
À nossa espera estava Camilo na pessoa do Sr. Reinaldo, o nosso guia e um apaixonado pela vida e obra do escritor romântico oitocentista. E foi pelas suas calorosas palavras que recebemos as boas vindas ao entrarmos na casa de Camilo.
Imbuídos do espírito camiliano, seguimos os passos e as explicações apaixonantes do sr. Reinaldo em cada divisão da casa que, ainda hoje, conserva a presença de Camilo que parecia que fora "só ali tomar um café e voltava já".
Entretanto, e enquanto Camilo não chegava, íamos bebendo as palavras do Sr. Reinaldo, repletas de gentileza e cortesia.

Da visita, dois momentos ficaram certamente gravados na memória dos presentes. O primeiro aconteceu na cozinha, apelidada por Camilo de “reino da Ana Plácido”, onde o sr. Reinaldo, com a ajuda dos alunos, contou e dramatizou um excerto da novela “Maria Moisés". O segundo momento deu-se quando entramos na sala de visitas. Aí, ouvimos atentamente e emocionados a explicação do sr. Reinaldo acerca do suicídio de Camilo.
De seguida, passamos pela sala de jantar, onde foi lido o soneto “Amigos”, escrito por Camilo aquando da sua cegueira, onde mencionava, com ironia, a “ingratidão” dos amigos que supostamente o abandonaram à sua sorte.
Finalmente, chegados ao museu, observamos alguns dos objetos pessoais de Camilo e de Ana Plácido. Depressa chegou ao fim o contacto com um dos maiores escritores de todos os tempos da nossa Literatura.
Um bem-haja ao Sr Reinaldo pela visita guiada e um obrigado sentido ao nosso ilustre e genial escritor Camilo de Castelo Branco.

Comentários