Avançar para o conteúdo principal

“Miúdos a votos: quais os livros + fixes?”

Pelo quarto ano consecutivo, a ESHM participa em “Miúdos a votos: quais os livros + fixes?”. Esta é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior e visa, para além de promover o livro e a leitura, dar a conhecer como se desenrola um processo eleitoral e para que serve, dando voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão que lhes dizem respeito, ajudando a formar cidadãos de pleno direito.

Depois de as escolas, através das Bibliotecas Escolares, terem procedido à sua inscrição, manifestando interesse em participar nesta iniciativa – o que corresponde, num ato eleitoral, à Fase de recenseamento – os alunos, até ao 9.º ano de escolaridade, apresentaram a sua candidatura, com a proposta de um livro cuja leitura tenham gostado particularmente.

A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos do país foi constituída uma lista final nacional dos livros que vão a votos no dia 17 de março. Para entrar na referida lista, cada livro proposto teve que reunir um número mínimo de 20 candidaturas a nível nacional, tal como um candidato a umas eleições presidenciais tem que apresentar um número mínimo de assinaturas.

Da lista final nacional constam os títulos “Uma questão de cor”, de Ana Saldanha, e “O Rapaz do Pijama às Riscas”, de John Boyne, defendidos, na nossa escola, pelas turmas 9.ºB e 9.ºC, respetivamente.

Encontramo-nos, assim, em fase de campanha eleitoral. Para promoverem os seus livros, as referidas turmas construíram cartazes e marcadores de livros, gravaram tempos de antena, que estarão brevemente disponíveis na Rádio Miúdos, e, em plena Semana da Leitura, decidiram apresentar, a todas as turmas do 3.º ciclo, em jeito de dramatização, adaptações que fizeram dos livros que defendem. Esta foi a forma que os alunos escolheram para defenderem os referidos livros, no sentido de, no dia da votação, que terá lugar no próximo dia 17 de março, na biblioteca escolar, colherem o maior número de votos possível  e que contará com a participação de todos os alunos do 3.º Ciclo.


A equipa da Biblioteca Escolar espera que estas ações de campanha vos desperte para a leitura dos livros, seja esclarecedora e decisiva no sentido de, quando forem às urnas, votem com consciência!















Comentários