Avançar para o conteúdo principal

 Palestra "Tia Guida"

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, e associando-se à Campanha “Outubro Rosa”, a Biblioteca Escolar promoveu, nos dias 20 e 21 de outubro, a palestra “Tia Guida”.

“Tia Guida” é o título do primeiro livro de André Fernandes que, aos 22 anos, depois de se licenciar em Ciências da Comunicação através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, publica a sua primeira obra, "Tia Guida", um livro que fala sobre cancro, mais concretamente, da experiência que André vive ao lado da sua tia Margarida – a sua mãe de amor – no momento em que ela se depara com um cancro terminal.

"Não me lembro do dia exato, nem da hora exata, mas lembro-me exatamente de como me senti.
Despertei. Peguei no telefone e digitei o número que pretendia. A chamada estava estabelecida. Estava prestes a receber notícias que ansiava receber há já alguns dias. Mas nem por um segundo equacionei a hipótese de serem tão negras como aquelas que recebi naquele dia. Cancro. Sim, tinha ouvido bem. Cancro.”




Durante duas tardes, o poder de comunicação e de empatia de André Fernandes deixou alunos e professores absolutamente rendidos a cada frase proferida, a cada mensagem transmitida. E essas mensagens criaram um ambiente em que cada um, apesar das suas diferenças, se sentiu próximo do outro, um espaço em que todos interagiram com perguntas e partilhas muito pessoais e, ao mesmo tempo, tão semelhantes.
Porque, como diz o autor, "Todos estamos ligados por experiências de perda, de medo de perda e, acima de tudo, de Amor".

Obrigado André!

Comentários