Avançar para o conteúdo principal

 Newton gostava de ler - As palavras também têm PH  


Na próxima quarta-feira, a equipa da BE promoverá mais uma sessão no âmbito do projeto “Newton gostava de ler”. Assim,  leitura e ciência marcarão novamente encontro na Biblioteca Escolar, desta feita, para, partindo da leitura de alguns excertos do livro Flor de Mel, de Alice Vieira, realizar uma atividade prática de Ciências Naturais e Físico-Química. A sessão, intitulada "As palavras também têm PH" será orientada pela professora bibliotecária, Fernanda Vilarinho, e pelas professoras Joana Terras e Albertina Torres, das disciplina de Ciências Naturais e de Físico-Química, respetivamente.



A sessão começará pela leitura de alguns excertos deste livro, que conta a história de uma menina chamada Melinda que, depois da morte da avó, tem vivido em sombrias casas de acolhimento. Agora encontrou calor e segurança com a mãe Joana e o André pequeno. Lembra-se de uma mulher que lhe fazia festas e cantava: «Flor de mel, Flor de Mel, Flor de Mel à Flor da pele.» As explicações da avó Rosário, semelhantes a contos de fadas, para a inexplicável ausência da mãe dão a Melinda algo a que se agarrar. "Melinda gosta do som das palavras(...) Palavras que embalam como as histórias da avó Rosário à luz mansa dos candeeiros de vidro fosco. Palavras de pele muito macia, como a pele da mãe, perfumada de âmbar e sândalo e almíscar. Porque todas as palavras têm pele, e sabor, e cor e cheiro(...)".


A seguir, foram muitos os momentos de descoberta: os alunos identificaram os constituintes de uma flor; extraíram da mesma um indicador natural de pH e testaram o caráter ácido e básico de algumas soluções utilizadas no dia-a-dia.
Foi fantástico ter tantos tubos de ensaio, soluções coloridas e cientistas na Biblioteca!

Comentários