Avançar para o conteúdo principal

Sarau “Evocação ILSE LOSA”

No passado dia 23 de março, a ESHM participou, através da Biblioteca Escolar, no Sarau “Evocação ILSE LOSA”, que teve lugar na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. O convite partiu da Câmara Municipal de Esposende e o evento integrou o ciclo “WOWman – Mulher, tantos Mundos”, que decorreu no mês em que se assinalou o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

A intervenção da nossa escola consistiu na apresentação da leitura encenada de um excerto da obra "O Mundo em que Vivi", de Ilse Losa, que se reporta ao momento em que a escritora é interrogada por um elemento da Gestapo, dias antes de fugir da Alemanha, em 1934. Oriunda de uma família judaica, a escritora refugiar-se-ia na cidade do Porto onde começaria a escrever e conheceria o arquiteto esposendense, Arménio Losa, com quem casaria e viria a ter duas filhas. Seria na casa de verão em Esposende que a família passaria grande parte das suas férias. 

Os grupo de alunos participantes da ESHM, constituído por Catarina Monteiro e Raquel Neiva, do 12.ºA, Alexander Chamorro e Alexandre Caseiro, do 12.ºF e Carolina Silva, do 12.ºH foram exímios no desempenho dos seus papéis, contribuindo, juntamente com as restantes escolas do concelho, para o sucesso do evento.






Comentários