Avançar para o conteúdo principal

Semana da leitura 

"Catraia de Livros" em retrospetiva

Na semana de 20 a 27 de fevereiro, decorreu a Semana da Leitura, subordinada à temática “Catraia de Livros” e dedicada ao centenário do escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura 1998. Esta iniciativa foi da responsabilidade da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende e contou com o apoio da Câmara Municipal.

Do programa constava um conjunto diversificado de atividades de promoção da leitura, tendo a ESHM contribuído de forma decisiva para o sucesso da iniciativa, com uma participação dinâmica e ativa.

Nos dias 21 e 25, na Tenda da Feira do Livro, situada no Largo Dr. Fonseca Lima, ocorreu o Peddy-paper “À descoberta de Saramago”, construído pela biblioteca da ESHM, que levou alunos do 3.º Ciclo, de todas as escolas do concelho, a percorrerem as ruas da cidade, guiados pela tecnologia, para desvendarem enigmas relacionados com a vida e obra do grande escritor. Foi num ambiente de festa e grande animação que os alunos aderiram a esta atividade tendo, no final, mostrado que, de uma forma lúdica, também se pode aprender. Além disso, manifestaram a sua enorme satisfação por terem participado neste Peddy-paper e vontade de repetir a experiência.


No dia 22, os alunos do 8.º ano da ESHM marcaram Encontro com a escritora Raquel Ramos, para lhe apresentar o projeto “Ler…observar…pensar”, que inclui o estudo da vida e obra do arquiteto, pintor e pensador português, Nadir Afonso. Tendo por base a leitura do livro “Nadir Afonso, pintor de cidades geométricas”, encenaram, com mestria, uma entrevista ao pintor. Surpreendida e agradada com o excelente desempenho dos atores envolvidos, a escritora agradeceu e elogiou todo o trabalho desenvolvido por alunos e professores. Depois, satisfez a curiosidade da plateia, respondendo a algumas questões.




No dia 23, realizou-se, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, na qual participaram os representantes de cada escola/agrupamento do concelho de Esposende, nas categorias de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos. Em representação da nossa escola estiveram os alunos Carolina Azevedo e Ana Rita Losa, do 8.ºB, João Fernandes, do 9.ºA, e Tomás Ribeiro, do 9.ºE.

As provas, escrita e oral, do 3.º ciclo foram baseadas na leitura da obra “As pequenas memórias”, de José Saramago. O concurso contou, ainda, com um momento cultural, de Stand up Poetry, dinamizado por Paulo Condessa.

Entre os 4 alunos, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, apurados para a Fase Intermunicipal, encontram-se Carolina Azevedo e Tomás Ribeiro, que estão de parabéns pela sua empenhada participação!


Durante toda a semana, os alunos do 10.º e 11.º anos, na disciplina de Filosofia, após a leitura da obra "Ensaio sobre a Lucidez", de José Saramago, participaram num Debate, a partir do mote "Para que serve o Sufrágio Universal?". Platão, filósofo da Grécia Antiga, certa vez, proferiu que "o livro é um mestre que fala". Seguindo esta linha de pensamento, os alunos desenvolveram competências ao nível da reflexão, problematização, argumentação e técnicas de trabalho, associadas a valores de cooperação, partilha e trabalho de equipa. 

Do questionário em Google Forms, aplicado em todas as turmas, inferiu-se que, para os participantes no Debate, o tema foi muito interessante, sendo o fator mais motivador a perspetiva do debate em si mesmo, solicitando, assim, a repetição deste tipo de iniciativas.



Comentários