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Segurança na Internet e IA




No mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (6 de fevereiro de 2024). Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes. Este evento anual é organizado a nível Europeu pelo Insafe, rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

Aliando-se a estas comemorações, a Biblioteca Escolar está a promover, ao longo do mês, sessões de sensibilização, que contribuam para a utilização crítica, consciente e segura da Internet. Nestas sessões de sensibilização, os alunos são convidados a refletir sobre a utilização que fazem da Internet no seu dia-a-dia e sobre os perigos que correm ao navegarem na rede.

Este ano, e por recomendação da Rede de Bibliotecas Escolares, a ênfase é posta na questão da Inteligência Artificial (IA) que traz inúmeros desafios, mas também oportunidades para todas as áreas do conhecimento e da sociedade, incluindo a da educação. Recursos como o ChatGPT já estão a ser utilizados em meio escolar e académico, para pesquisa, mas devem ser utilizados de forma eficaz e responsável, nomeadamente, respeitando questões éticas relacionadas com a autoria.

A IA pode ser usada a favor do ensino e aprendizagem, desde que usada com responsabilidade e ética, por exemplo, em atividades criativas para a aprendizagem. Para o demonstrar, as sessões terminam com um desafio colocado aos alunos, a que chamamos “Rap IA: rimas revolucionárias”:

1. Descarrega e abre a aplicação Bing Chat no teu telemóvel.

2. Solicita ao modelo de linguagem de IA Generativa, através de instruções claras, a criação de uma quadra para uma canção rap, com sugestões de rima e métrica. Cria um "prompt“ (comando/instrução) para orientar o Bing Chat na construção da primeira versão da letra;

Exemplo: Escreve uma quadra, com rima cruzada, versos heptassílabos, onde se critica o bullying.

3. Avalia a correção do texto gerado, reescrevendo-o com consultas a dicionários e sites de rimas para aprimorares o texto.

Estas atividades são desenvolvidas em articulação com o projeto interdisciplinar “Livro Livre”, focado nos direitos e liberdades adquiridos depois do 25 de Abril de 74. Um desses direitos é o direito à segurança e à privacidade, nomeadamente, na utilização da informática.

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