Avançar para o conteúdo principal

Catraia de Livros - Semana da Leitura em revista

Sob o tema "Viver a Liberdade!" decorreu, de 12 a 25 de abril, a 3.ª edição da “Catraia de Livros | Semana da Leitura”, evento promovido pelo Município de Esposende, através da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE), da qual fazem parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e as Bibliotecas Escolares do Concelho. 

A Catraia de Livros tem como objetivo principal celebrar e incentivar o prazer de ler, envolvendo toda a comunidade, com múltiplas atividades que promovam a leitura e o encontro entre os livros, os seus leitores e autores. Pretende-se, assim, englobar todas as formas de leitura, proporcionando um programa diversificado e abrangente para todo o tipo de público.

Tendo como fonte de inspiração o 25 de Abril (de 1974), do programa constava um conjunto diversificado de atividades de promoção da leitura, das quais destacamos, a seguir, aquelas em que a ESHM teve uma participação mais dinâmica e ativa, contribuindo de forma decisiva para o sucesso da iniciativa.






No domingo, dia 14 de abril, a tarde foi dedicada à apresentação do projeto "Livro Livre", abraçado por todas as turmas do 9.º ano do concelho, com a preciosa colaboração do Município. Durante a sessão, que contou com a presença da autora Danuta Wojciechowska, tivemos a oportunidade de ouvir os testemunhos de alunos, professores e encarregados de educação quanto ao desenvolvimento e à importância deste projeto interdisciplinar, nomeadamente, na aquisição de competências e conhecimentos relacionados com a História de Portugal, mas também com cidadania. Para abrilhantar a sessão, os alunos da ESHM apresentaram, num primeiro momento, um sketch alusivo ao papel da mulher durante o Estado Novo e, a encerrar o encontro, um Rap com quadras de intervenção produzidas numa das propostas de atividade do projeto.

Na tarde do dia 16, dinamizado por um grupo de professores, decorreu o habitual “Chá com Livros”, um momento de partilha de experiências a partir da leitura de um livro. Num ambiente descontraído, aromatizado por infusões de chá e adocicado por deliciosos biscoitos, cruzaram-se histórias ficcionais com experiências reais, desencadeadoras de emoções.


Nos dias 17 e 18, alunos do Ensino Secundário apresentaram "Leituras na Ribeira", alusivas ao 25 de Abril e ao tema da Liberdade. Os visitantes da Feira do Livro foram, nesses momentos de final de tarde, presenteados com a declamação de poemas como " A Cor da Liberdade", de Jorge de Sena, "O Dia da Liberdade", de José Jorge Letria, "25 de Abril", de Sophia de Mello Breyner Andresen, "Conquista", de Miguel Torga, "Queixa das Almas Censuradas", de Natália Correia e " Trova do Vento que Passa", de Manuel Alegre.


No dia 21 e 25, ocorreu o Peddy-paper “Poetas da Liberdade”, construído pela biblioteca da ESHM, que levou alunos do 3.º Ciclo, de todas as escolas do concelho, a percorrerem as ruas da cidade, guiados pela tecnologia, para desvendarem enigmas relacionados com a vida e obra de poetas como Jorge de Sena, José Jorge Letria,  Manuel Alegre, Miguel Torga, e Sophia de Mello Breyner Andresen. Foi num ambiente de festa e grande animação que os alunos aderiram a esta atividade tendo, no final, mostrado que, de uma forma lúdica, também se pode aprender. Além disso, manifestaram a sua enorme satisfação por terem participado neste Peddy-paper e vontade de repetir a experiência.

Durante todos os dias em que decorreu a Catraia de Livros foi possível visitar, na ESHM, as exposições “Cinco décadas de democracia - o que mudou?”, da Pordata, “Livros da censura” e “Knolling literário”.

Comentários