No dia 13 de dezembro, pelas 11:15, na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), os alunos do 10.º I de Literatura Portuguesa e do 11.º E de Artes foram desafiados a dar asas à imaginação no âmbito do projeto nacional Read ON Portugal. Sob a orientação dos professores Ulisses Mota e Teresa Finisterra e em parceria com a Biblioteca Escolar, representada pela professora Fernanda Vilarinho, participaram na primeira sessão online do projeto com o escritor João Manuel Ribeiro e o professor dinamizador João Paulo Proença.
A proposta?
Escrever uma história colaborativa de 12 páginas, abordando os temas de Cidadania e Interculturalidade. As questões orientadoras desafiaram os alunos a refletir profundamente: “Como podemos ser cidadãos num mundo que respeite o pluralismo e a diversidade cultural? Que valores devemos promover para garantir a igualdade, o respeito e a inclusão, e, simultaneamente, combater a discriminação, o racismo e a xenofobia? Quais os desafios e as oportunidades de viver numa sociedade globalizada?”
Durante a sessão, João Manuel Ribeiro destacou a importância de usar a escrita como uma ferramenta para questionar e transformar realidades. Realçando que a literatura é um espaço onde podemos construir pontes entre culturas e refletir sobre os valores que nos unem enquanto sociedade.
Os alunos, agora motivados a aceitar este desafio, terão a oportunidade de criar uma narrativa que promova o respeito pela diversidade e a inclusão, explorando as oportunidades e os desafios de viver numa sociedade global. Este não é apenas um exercício de escrita, é uma oportunidade para pensar e agir como cidadãos num mundo em constante mudança.
O projeto READ ON, que visa aproximar os jovens da leitura e da escrita, tem sido uma plataforma para a criatividade e o pensamento crítico, e este desafio é mais um exemplo do impacto positivo que pode ter na formação de cidadãos conscientes e empáticos.
Com as ideias a fervilhar, os alunos da ESHM preparam-se agora para transformar palavras em histórias que reflitam o poder da cidadania e da interculturalidade. Um desafio que promete inspirar e marcar esta geração de jovens criadores.
Comentários