No dia 13 de março de 2025, pelas 8h15, a Biblioteca Escolar transformou-se num espaço de descoberta e inovação literária com a atividade "Conversa com Poethicus – Um chatbot-tutor de apoio à aprendizagem da lírica camoniana". Esta iniciativa, realizada em parceria com o docente de Literatura Portuguesa, mostrou como é possível integrar a tecnologia no ensino da literatura, proporcionando aos alunos uma experiência dinâmica e interativa, permitindo-lhes aprofundar o conhecimento sobre a poesia lírica de Luís de Camões de uma forma inovadora.
A sessão começou com uma breve contextualização sobre a importância da lírica camoniana, destacando os seus principais temas, como o amor, a saudade, a efemeridade da vida e a desilusão. De seguida, cada aluno, individualmente ou em pares, iniciou uma conversa com Poethicus, um chatbot-tutor especialmente programado para responder às questões sobre a obra camoniana. Neste momento, foram alertados para o facto de que a informação gerada por ferramentas de IA deve ser sempre analisada com espírito crítico e confirmada com recurso a fontes fidedignas, como as que a biblioteca escolar disponibiliza (livros, incluindo a obras de Camões e dicionários especializados e fontes digitais fidedignas, como os marcadores DIIGO). Durante a interação, os alunos, orientados pelo professor de Literatura e pela professora bibliotecária, foram respondendo a conjunto de questões estruturadas que os levaram a refletir sobre a profundidade e atualidade dos versos camonianos.
A biblioteca encheu-se de entusiasmo à medida que os alunos exploravam as respostas do chatbot, comparavam interpretações e partilhavam as suas reflexões. O caráter interativo da atividade despertou a curiosidade e incentivou o pensamento crítico, permitindo uma abordagem personalizada ao estudo da poesia camoniana. No final da interação, Poethicus foi desafiado a gerar um pequeno texto síntese, reunindo os principais conceitos discutidos. Concluiu-se a interação com um último pedido ao chatbot: criar um soneto ao estilo de Luís de Camões.
A atividade revelou-se um sucesso, destacando-se pela forma como conjugou aprendizagem autónoma, tecnologia e literatura num espaço de leitura e conhecimento. Muitos alunos expressaram o seu entusiasmo por esta nova abordagem, referindo que a interação com o chatbot os ajudou a compreender melhor a poesia camoniana e a reconhecer a sua intemporalidade.
Para consolidar a experiência, os participantes preencheram um questionário de apreciação da atividade, refletindo sobre os benefícios deste método de aprendizagem. Os resultados permitirão aperfeiçoar futuras iniciativas e explorar novas formas de integrar tecnologia e literatura na biblioteca escolar.
Com esta sessão, ficou demonstrado que a biblioteca não é apenas um espaço de consulta e leitura, mas também um ambiente dinâmico de experimentação e descoberta, onde a tradição literária se encontra com as possibilidades do futuro. A "Conversa com Poethicus" abriu novas perspetivas sobre a forma de ensinar e aprender literatura, provando que a poesia de Camões continua viva e capaz de dialogar com as gerações mais jovens através da inovação digital.
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