Avançar para o conteúdo principal

ACD “ChatGPT: ferramenta, desafio, inspiração”



Nos dias 21 e 23 de outubro, entre as 18h30 e as 20h00, vivi uma experiência verdadeiramente inspiradora com 22 professores extraordinários que, depois de um dia intenso de trabalho, permaneceram comigo para pensar, questionar e experimentar o ChatGPT — não como moda, mas como ferramenta e desafio pedagógico.

Na primeira sessão, organizada no âmbito do MIBE, e dinamizada por mim enquanto membro da Equipa de Desenvolvimento Digital da ESHM, procurámos ir para além das estantes e refletir sobre o papel da Inteligência Artificial na educação, num diálogo vivo entre Inteligência Humana, Pedagógica e Artificial.

Num ambiente fantástico e caloroso, mergulhámos em conceitos como o papagaio estocástico, a antropomorfização da IA, o viés da máquina e o viés de confirmação humano, discutindo como transformar a curiosidade tecnológica em pensamento crítico e uso pedagógico consciente, sempre em prol dos nossos alunos. O momento alto foi a experimentação prática do GPTutor, modelo que treinei especificamente para esta formação, onde os professores testaram o potencial de um ChatGPT com alma pedagógica.

A segunda sessão foi dedicada à inovação em ação — experimentar, criar e descobrir o potencial da Inteligência Artificial como aliada na educação.

Explorámos ainda mais o ChatGPT e outras ferramentas generativas para escrever, criar imagens, gerar vídeos, compor música e construir rubricas e feedbacks personalizados, sempre com a mesma premissa: a tecnologia ao serviço do humano. Foi uma sessão marcada pela criatividade, curiosidade e espírito crítico, num ambiente de colaboração e boa disposição. Falámos de ética, de autoria, de avaliação com sentido (lembrando Domingos Fernandes) e do poder do professor em transformar a IA numa parceira de aprendizagem e não numa substituta. Mais do que uma sessão prática, foi um encontro de mentes inquietas, dispostas a inovar, repensar e reinventar o ensino com propósito.

Saio desta experiência com a certeza de que a verdadeira inovação nasce do encontro entre professores que ousam experimentar.

Professor Ulisses Mota

Comentários